Física: O que são vetores e para que servem?

iw_inundaweb
por iw_inundaweb 29 mar

Um dos temas base ao iniciar o ensino da Física sem dúvida é Vetores.

Esse termo é constantemente utilizado tanto na física quanto na matemática e geralmente causa dúvida na cabeça dos estudantes.

Para facilitar os estudos nessas matérias fundamentais na educação, resolvemos esclarecer de forma simples e rápida o que são vetores. Então, preste muita atenção!

O que são vetores?

Na física, são utilizadas diversas grandezas. Provavelmente você já deve ter encontrado pelo caminho:

* Velocidade;

* Força;

* Massa;

* Temperatura.

As grandezas citadas acima, quando usadas em equações representam um valor, e isso é suficiente para a resolução do problema. No entanto, outras grandezas além de um valor numérico precisam de uma direção.

Dessa forma, agregam a elas informações como horizontal, vertical, inclinação ou saber para que lado ela aponta. É aí que resolvemos o que são vetores!

Neste contexto, podemos definir vetores como segmentos de uma reta orientada, responsáveis por categorizar grandezas vetoriais.

Leia também: a física no futebol

As características gerais que definem o que são vetores:

* Intensidade: também conhecida como módulo, a intensidade é a medida que se obtém na comparação ente vetores.

* Direção: Esta representa a reta suporte do segmento orientado que o representa. Dessa forma, para saber a direção de um vetor é preciso apenas saber a direção de sua reta suporte.

* Sentido: Já o sentido representa para onde aponta sua extremidade;

Quais são os componentes de um vetor?

* Horizontal: Quando o movimento é na horizontal, o valor positivo da grandeza estará para direita enquanto se for negativo estará para a esquerda.

* Vertical: Para os casos em quem o movimento for na vertical, se a grandeza for positiva estará para cima enquanto se for negativa estará para baixo.

Mas é importante ter em mente que nem sempre aparecerá dessa forma. Afinal, na matemática as coisas podem ficar um pouco mais complexas.

Os vetores também podem aparecer em dimensões. Nesses casos, os planos cartesianos são utilizados como referência. Sendo basicamente uma combinação de vertical com o horizontal:

Eixo x -> Movimento horizontal

Eixo y -> Movimento vertical

Ainda está com duvida sobre o assunto? Então deixe seu comentário abaixo e um dos nosso especialistas irá te ajudar!

– Você também pode se interessar por: como estudar física: 5 dicas práticas

Deixe seu comentário :

Deixe um comentário