Terremotos: como e por que acontecem?

por iw_azeheb 09 jun

Frequentemente vemos notícias de terremotos que acabam por destruir cidades e até mesmo países. Este ano, por exemplo, o terremoto no Nepal causou milhares de mortes e chocou o mundo. Mas como esses desastres naturais acontecem? A física explica.

 

Como ele acontece?

Basicamente, o que acontece é que a crosta terrestre é formada por várias placas tectônicas, e a área onde elas se encontram são chamadas de zonas de convergência. Quando as placas colidem entre si, produzem um acúmulo de pressão e descarga de energia, que são propagados em forma de ondas sísmicas até atingir a superfície terrestre em forma de tremores.

 

Por que acontecem os terremotos?

A principal causa por acontecerem os terremotos é justamente a movimentação das placas tectônicas, no entanto, eles também podem acontecer por outros motivos. Um deles é a atividade vulcânica. Com a acumulação de magma na câmara magmática do vulcão, as rochas são comprimidas, e quando a força dessa compressão é liberada podem ocorrer tremores, que inclusive sinalizam a possível erupção do vulcão.

Além das causas naturais de terremotos, ainda podem acontecer abalos sísmicos causados pela atividade humana, seja ela de forma direta ou indireta. Os principais exemplos disso são os tremores causados pela extração de minerais, combustíveis fósseis e construção de canais aquíferos.

 

E então, gostou de entender mais sobre os terremotos? Acompanhe nosso blog e confira outras curiosidades de física.

Deixe seu comentário :

Deixe um comentário