Telescópio Webb: o super telescópio espacial

por iw_azeheb 21 fev

A observação do espaço é feita principalmente pelo telescópio Hubble. Ele é um telescópio espacial que está a 600 quilômetros de distância da Terra. Está em orbita há 27 anos, mas em breve receberá a companhia do Telescópio Webb – Telescópio Espacial James Webb (JWTS) -, com muitos outros aparelhos e com uma tecnologia mais avançada.

O JWTS está sendo construído há 20 anos e promete ser superior o Hubble. Ele irá observar a formação das primeiras galáxias e estrelas, estudar a evolução das galáxias, etc.

Telescópio Webb x Telescópio Hubble

Ao comparar com o telescópio Hubble, é possível ver a diferença de capacidade deles. O JWTS possui um espelho primário muito maior, com uma área seis vezes maior. O espelho é composto de 18 páineis hexagonais folheados a ouro que são dobráveis. Devido ao tamanho, o espelho dobrável facilita o transporte tanto na superfície terrestre e caberá no foguete que o levará ao espaço.

Telescópio Webb formato

A orbita do telescópio Webb será há 1,5 milhões de quilômetros da Terra. Ele ficará a uma distância em que seu escudo bloqueará, ao mesmo tempo, a radiação do Sol, da Lua e do nosso planeta. Dessa forma ele manterá sua temperatura de funcionamento que é de -233C. Não é possível uma temperatura mais quente pois emitiria radiação infravermelho, como tudo que é quente. E é exatamente essa radiação que o telescópio irá captar.

Telescópio Webb: o super telescópio espacial

O JWTS custou mais de 8 milhões de dólares e está previsto para ser lançado em outubro de 2018.

Ele terá combustível suficiente para permanecer em funcionamento por uma década.

Confira mais novidades sobre Física em nosso blog!

Deixe seu comentário :

Deixe um comentário