Conheça três formas de propagação do calor

iw_inundaweb
por iw_inundaweb 15 fev

Muito mais do apenas uma sensação térmica que afeta pessoas no mundo todo, ele também é uma forma de energia. Na área da física, o calor também é conhecido como energia calorífera. Um conceito que determina a troca de energia entre dois corpos.

E é aí que entra o termo: Propagação de calor.

Você sabe o que significa? Senão, confira no blog as três formas de propagação de calor.

O que é propagação de calor?

Basicamente o conceito de propagação de calor se refere o fenômeno de transferência de energia. Por sua vez, a transferência possui o objetivo de proporcionar um equilíbrio térmico entre os corpos, mantendo a mesma temperatura.

Dessa forma, quando um corpo com alta temperatura transfere calor para o corpo com baixa temperatura acontece o fenômeno de propagação de calor.

No campo da termodinâmica, área da fica e engenharia mecânica que estuda as relações de temperatura existem 3 formas de propagação. Vamos a elas!

Condução térmica

A propagação de calor pela condução térmica é uma forma de transferência que acontece por meio material. De maneira resumida, podemos dizer que condução acontece pelo contato da matéria. Ou seja, apesar de não poder ser vista a olho nu a transferência acontece entre os materiais sólidos.

Dessa forma, a matéria aquece, seja pelo calor do fogo ou pelo contato com um objeto mais quente. Assim, quando um corpo sólido, como metal, liquido ou gás de aquece, a energia cinética aumenta, agitando, consequentemente as moléculas.

-Leia também: gelo combustível é extraído do fundo do mar

Convecção térmica

Diferentemente da condução térmica, que acontece através de materiais, a convecção térmica acontece com sólidas. Esse modelo de propagação de calor propõe que correntes circulares de calor, também chamadas de “correntes de convenção” determinem a diferença de densidade entre quente e frio. Ou seja, um exemplo simples de convenção de calor é quando frio desce. Por este motivo, também é indicado que ar condicionado permaneça na parte superior de cômodos.

Basicamente, a convecção acontece das seguintes formas:

  • Difusão (movimento aleatório de partículas individuais em fluidos);
  • Pelo movimento que ocorre nas correntes ascendentes de um fluido;
  • Pelo movimento de moléculas mais quentes (com mais energia) dentro de um sistema.

Radiação térmica

Apesar de a radiação térmica ser o ultimo modelo a ser citado, em termos de propagação de calor, ele influencia diretamente na convecção e condução de térmica. Afinal, corpos em qualquer temperatura podem transmitir ondas eletromagnéticas ou radiação.

Neste sentido, a radiação térmica consiste na propagação de calor que depende da temperatura atual do corpo. Assim, quanto maior a temperatura maior a frequência e intensidade da energia que será irradiada. Essas ondas podem se apresentar através de:

  • Luz visível;
  • Raios x;
  • Raio ultravioleta;
  • Raio infravermelho.

-Você também pode se interessar por: biocélula usa suor da pele para gerar energia

Deixe seu comentário :

Deixe uma resposta