Polos magnéticos da Terra

por iw_azeheb 18 abr

O campo magnético da Terra funciona como o campo magnético de um grande ímã em forma de barra, atravessando o polo sul até o polo norte do planeta. No caso de um ímã, o norte é atraído pelo sul, isto é, o norte do ímã apontará para o pólo sul do campo magnético do interior da Terra.

Os polos magnéticos estão localizados nas extremidades do eixo magnético e próximos aos polos geográficos, ou seja, o polo sul magnético está próximo do norte geográfico e o polo norte magnético está próximo do sul geográfico. É importante salientar que o eixo magnético não coincide com o eixo de rotação da Terra, sendo estes separados por aproximadamente 13º.

  • A inversão dos polos magnéticos

A posição dos polos magnéticos não é fixa, ela muda ano a ano, embora permanecendo sempre na mesma zona geográfica. Entretanto, pode ser que a mudança seja muito maior, fazendo com que os polos sofram uma inversão de suas posições. Assim como um imã revirado, o polo norte se transformaria em polo sul. Esse processo de inversão é bem conhecido pela ciência, e supunha-se que o campo magnético diminuiria e, em alguns milhares de anos, se inverteria.

  • Consequência da inversão dos polos

Uma das principais preocupações relativas a uma possível inversão dos polos magnéticos diz respeito aos satélites e ao mundo das comunicações. O enfraquecimento do campo magnético do planeta poderia ter graves consequências sobre os sistemas de satélites e a distribuição da energia elétrica. O motivo seria o campo magnético mais débil, que permitiria que o vento solar chegasse até a superfície da terra e influenciaria todos os sistemas baseados na eletricidade.

 

 

Deixe seu comentário :

Comentários

  1. Wood disse:

    Eu li em artigo da revista DW que a inversão de pólos está prestes a acontecer. Vocês compactuam com esta informação ou seria exagero da parte deles?

Deixe um comentário