O que são as miragens?

por iw_azeheb 12 maio

Sabe aquela cena clássica em desenhos animados, onde um personagem que viaja pelo deserto vê um oásis tropical, com seu lago e palmeiras, e quando está prestes a mergulhar toda a paisagem desaparece? Isso é uma miragem e, apesar de não serem exatamente como na ficção, elas realmente existem.

 

Como acontece uma miragem?

Muitas pessoas acreditam que as miragens são alucinações provocadas pelo calor, mas na realidade elas são um fenômeno ótico real, causado pelo desvio de luz.

Para entender esse fenômeno precisamos entender antes como funciona a nossa visão. Nós enxergamos porque os objetos refletem ou emitem luz e é essa luz que chega aos nossos olhos e é enviada para o cérebro, que interpreta os sinais e dá forma aos objetos.  No entanto, nosso cérebro entende que os raios de luz se propagam em linha reta, então quando há algum desvio de luz não podemos vê-la se dobrar, apenas enxergamos os efeitos dessa dobra. Esses efeitos acontecem de diversas maneiras, por exemplo quando os raios solares atravessam meios com densidades diferentes, como da água pro ar, ou através de lentes.

No caso das miragens, o desvio de luz acontece por causa da temperatura do ar. Devido ao calor intenso, perto do solo é formada uma camada de ar quente, que é menos View of road with mirage in heatdenso que o ar da camada acima, mais frio. Como os raios de luz se propagam mais rápido no ar quente, acontece uma refração, que muda a direção da luz e então reflete nas camadas de ar que ficam próximas ao solo. Mas o nosso cérebro entende que a luz percorreu um caminho retilíneo e que estamos vendo o solo de fato, sendo que na verdade estamos vendo o solo espelhado, ou seja, uma miragem.

 

Tipos de miragem

As miragens não acontecem necessariamente no deserto. Podemos observar as miragens em estradas, quando está tão quente que temos a impressão de que o asfalto está molhado. Essas são as chamadas miragens inferiores, que acontecem em regiões quentes.

Também existem as miragens superiores, comuns em regiões polares ou de água muito fria. No entanto, esses tipos de miragens acontecem de forma inversa, ou seja, há uma camada de ar mais fria próxima da superfície e, acima dela, uma camada de ar mais quente. Dessa forma, as miragens são reproduzidas no ar.

Gostou de saber mais sobre as miragens? Que tal continuar seus estudos sobre física ótica com os nossos produtos? Continue acompanhando o blog para descobrir outras curiosidades.

Deixe seu comentário :

Deixe uma resposta