O que o horário de verão tem a ver com a física?

por iw_azeheb 16 out

No terceiro domingo de outubro tem início o horário de verão, onde os relógios são adiantados por uma hora até o terceiro domingo de fevereiro. Já sabemos que o principal objetivo deste horário ser aplicado é a economia de energia, pois podemos aproveitar a luz natural até mais tarde. Mas você já parou pra pensar em como isso pode ser melhor compreendido através da física? Olha só:

 

Por que o horário de verão é utilizado?

Aqui no Brasil o horário de verão é aplicado durante o solstício de verão, ou seja, no segundo semestre do ano. Nesta época, a inclinação da Terra faz com que o dia fique mais longo. O que acontece é que o Sol cruza o horizonte em um ângulo muito menor, de forma que demora cerca de 2 horas até que amanheça completamente, da mesma forma que demora mais até que fique totalmente escuro. Dessa maneira, o dia acaba ganhando cerca de 4 horas. Com o horário de verão, a ideia é justamente que essa duração extra de luminosidade seja aproveitada, especialmente no final do dia.

 

Por que algumas regiões não utilizam o horário de verão?

Cerca de 30 países adoram o horário de verão pelo menos em alguma parte de seu território, geralmente ele é aplicado nas regiões mais distantes da linha do Equador, pois as zonas equatoriais não apresentam muita variação na duração dos dias e noites ao longo do ano. É o que acontece aqui no Brasil, por exemplo, onde as regiões Norte e Nordeste não utilizam o horário de verão.

 

Viu só como o horário de verão também tem a ver com a física? Que tal ler um pouco mais sobre a relação da física com as estações do ano?

Deixe seu comentário :

Deixe um comentário