O que é termologia?

por iw_azeheb 29 fev

Termômetro

Termologia é uma área da física responsável por estudar o calor e seus efeitos sobre a matéria. Os estudos da termologia dedicam-se à compreensão das manifestações ligadas ao calor, como o aquecimento ou resfriamento, ou mesmo a mudança de estado físico da matéria, quando ela recebe ou perde calor. Mas de que forma esse calor pode ser trocado entre os corpos? Quais as características de cada processo de troca de calor?

  • Convecção;
  • Irradiação;
  • Condução.

 

Calor

É a energia que migra de um corpo com maior temperatura para outro de menor temperatura – energia térmica em trânsito.

Temperatura

É a grandeza que mede o grau de agitação das moléculas. Quanto mais aquecida estiver uma matéria, mais agitadas estarão suas moléculas – a temperatura irá determinar se a matéria está quente ou fria.

Equilíbrio térmico

É o estado em que dois corpos encontram-se com a mesma temperatura. Assim, quando um corpo está em equilíbrio térmico em relação a outro, a troca de calor entre eles cessa. Ex.: Quando um copo de água gelada é deixado por certo tempo sobre uma mesa, ele esquentará até entrar em equilíbrio térmico com o ambiente em que está.

Termologia no cotidiano

O estudo da termologia nos permite entender muitos fenômenos que ocorrem no dia-a-dia, como, por exemplo, a dilatação e contração dos materiais, bem como entender por que elas ocorrem e como ocorrem.

Deixe seu comentário :

Comentários

  1. victor disse:

    parabens pelo maravilhoso trabalho de vcs que é fazer nos enterdermos o desconhecido

Deixe um comentário