O que é a barreira do som

por iw_azeheb 02 jun

Velocidade do som.

Na nossa atmosfera, qualquer som produzido se propaga pelo ar e, se for um som constante, em ondas concêntricas. E essa propagação, em condições normais do ar e ao nível do mar, se dá a 340 m/s, ou mais de 1.200 km/h, esta é a velocidade do som.

Já um objeto em movimento, vamos dizer um avião, produz ondas de pressão conforme ele se locomove no ar, estas se propagam para todos os lados, inclusive à sua frente, se o avião estiver viajando a uma velocidade menor que a do som. E quando mais próximo ele se encontra de atingir esta velocidade, chamada Mach 1, mais as ondas se acumulam à sua frente. Permanecer neste ponto por tempo suficiente faz com a concentração de ondas seja tamanha que cria uma barreira intransponível, a barreira sônica.

aviao-barreira-som

Este efeito também faz com que quem quer que esteja atrás da barreira ouça um som altíssimo, afinal, todo o som produzido está acumulado à frente.

Mas se o avião conseguir superar o Mach 1, ele terá alcançado a velocidade supersônica. Este fenômeno, que faz com que as ondas de ar fiquem pra trás, produz um estampido altíssimo. Ultrapassada a barreira, o piloto não ouvirá mais nada, pois o som que o avião está produzindo não o consegue alcançar!

E todo o ar comprimido pelo avião em velocidade supersônica produz ondas de choque, o estrondo sônico, que podem causar sérios estragos quando atingem o solo, quebrando vidros e rachando muros.

E há, ainda, as velocidade Mach 2, Mach 3, Mach 4 e Mach 5, que são a multiplicação de Mach 1! Ao chegar a Mach 5 (6.130 km/h), o avião estará em velocidade hipersônica! Feito alcançado apenas por alguns aviões militares.

Quer aprender e conhecer mais curiosidades da física? Continue de olho no blog da Azeheb.

Deixe seu comentário :

Deixe um comentário