O homem fora da Terra

por iw_azeheb 09 jun

Sempre que a NASA anuncia que foi encontrado um, ou mais planetas, parecido com a Terra, na zona habitável de sua estrela e a x anos-luz de distância, é reiniciada a discussão a respeito da possibilidade de vida fora da Terra e, principalmente, se seriamos capazes de alcançar um dos ditos “planetas capazes de suportar vida”.

Mas, achando um planeta que possa suportar a vida como a conhecemos, quais seriam os custos para abandonarmos a Terra atrás de um novo lar?

colonizando-planetas

Como seria?

Bem, para começar, há uma série de desafios a superar para chegar neste novo planeta. O homem ainda não foi capaz de desenvolver uma tecnologia que nos permita viajar na velocidade da luz, o que é necessário para alcançar planetas distantes em um tempo aceitável. Considerando que para chegar a um planeta, digamos, a 01 ano-luz de distância seria necessário viajar na velocidade da luz por 01 ano. Com a tecnologia que temos atualmente, em que a velocidade máxima que uma máquina produzida pelo homem alcançou 252.792 km/h (a sonda espacial Helios), viajar 01 ano-luz, que tem 9.461.000.000.000 quilômetros, levaria 4.272 anos!

Está bem: alcançamos a tecnologia para viajar na mesma velocidade, ou mais rápido, que a luz. Conseguiríamos viver o tempo necessário no espaço? Esta é outra parte difícil. Nosso corpo precisa da gravidade: sem esta força nos puxando para baixo, deixamos de nos exercitar, o que fazemos todo dia ao simplesmente ficarmos de pé, lutando contra a gravidade. Assim, no espaço nosso corpo perde massa muscular e densidade óssea, além acontecerem de outras coisas bizarras. Mas um grande desafio é a longa exposição à radiação do espaço, a qual nosso corpo não está acostumado, já que temos a proteção natural da atmosfera terrestre. Sem nem mencionar o trabalho que seria transportar, além da tripulação, os itens básicos de sobrevivência como comida e água.

Mas imagine: de alguma forma superamos todas as adversidades da viagem até a “terra prometida”. Como é esta nova Terra? Orbitando a zona habitável de sua estrela, é de se esperar que haja água em estado líquido em sua superfície, mas essa água é potável? A exemplo da Terra, a maior parte de nossa água está nos oceanos, que possuem outros elementos como o sal, tornando-a impotável. O processo da dessalinização é caro aqui, imagina em outro planeta em que a água pode estar misturada a outros elementos como o metano, por exemplo. E a atmosfera? Possui oxigênio ou é formada quase integralmente por dióxido de carbono (gás venenoso) como em Marte?

Achar um planeta capaz de sustentar vida, conseguir chegar a este planeta, encontrar água e plantar alimentos, conseguir respirar.

Essas são apenas algumas questões que devemos pensar antes de tentarmos deixar nosso pequeno planeta azul. O ser humano ainda precisa evoluir muito tecnologicamente e, acima disso, precisamos pensar em cuidar da nossa casa atual enquanto não conseguimos nos mudar.

Deixe seu comentário :

Deixe um comentário