O céu e suas cores: fenômenos físicos

por iw_azeheb 13 jan

Durante o verão, especialmente na época das férias, podemos observar com bastante frequência os dias com céu azul e o pôr do sol, quando o céu se enche de tons vermelhos e alaranjados. Mas como essa mudança de cores acontece?

 

Ondas de luz

Essa mudança de cores no céu acontece, principalmente, por causa da forma como a luz se espalha na atmosfera. Isso porque a luz solar chega à Terra através de ondas eletromagnéticas de diferentes comprimentos de onda, sendo que as de menor comprimento de onda são azuis e as de maior comprimento de onda são vermelhas.

A luz solar é branca, no entanto ao encontrar as partículas presentes na atmosfera sofrem espalhamento. As radiações de menor comprimento de onda se espalham com maior facilidade ao passo que as de maior comprimento de onda são atravessam a atmosfera. A luz que atinge nossos olhos é a luz espalhada e por isso enxergamos o céu com a cor azul.

 

Mas e como o céu fica vermelho?

É simples. No final da tarde, quando o Sol está próximo do horizonte, a luz solar precisa atravessar muito mais atmosfera para chegar até nós. Dessa forma, as ondas azuis, de pequenos comprimentos de onda, sofrem espalhamento chegando até nos a luz que atravessou a camada atmosférica ou seja, as de maior comprimento de onda que correspondem às cores vermelho, laranja e amarelo.

 

Quer entender um pouco mais sobre física ótica? Com o Banco Ótico Alfa você pode fazer diversos estudos e experimentos.

Deixe seu comentário :

Deixe uma resposta