Nova Teoria da Gravidade

por iw_azeheb 24 jan

Nova Teoria da GravidadeVocê já deve ter ouvido falar da história de Isaac Newton, sobre como ele descobriu a gravidade por meio da queda de uma maçã. A história conta que o matemático e físico estava descansando debaixo de uma macieira, pensando sobre outras teorias e problemas matemáticos, quando um fruto caiu em sua cabeça. Segundo a história, a partir disso que Newton começou a pensar sobre a força que fazia os objetos caírem, assim ele desenvolveu a teoria da Gravidade. Essa seria a primeira teoria que explicava a força que convivemos todos os momentos.
Muito tempo depois Einstein apresentou uma nova teoria, que modificou a visão sobre a gravidade e respondeu outras questões. Ela ficou mais conhecida como a Teoria da Relatividade Geral, que mudou os parâmetros que os cientistas utilizavam há muitas décadas.

A GRAVIDADE DE EINSTEIN

A gravidade é considerada uma força fundamental e que causa a atração mútua entre os corpos, originada pela gravitação. É a força de atração que a Terra exerce sobre um corpo material colocado sobre sua superfície, em seu interior ou em sua vizinhança. Quanto maior é a massa do objeto, mais forte a gravidade. Os objetos são atraídos pela Terra e ela também é atraída por eles. Mas como nosso planeta é imenso, essa atração fica pequena comparada com a força exercida ao atrair o objeto.
A teoria de Einstein especifica que a gravidade é uma consequência da curvatura espaço-tempo que regula o movimento de objetos inertes. Deixando em termos mais simples, imagine que várias pessoas seguram um tecido deixando ele esticado, isso seria o espaço-tempo. Então alguém coloca uma bola de boliche no meio dele, o tecido afunda junto da bola. Ao jogar uma bolinha de gude no tecido esticado, ela irá na direção da bola de boliche. Isso acontece porque a bola maior deformou o espaço.
Agora pense nisso como se fosse os planetas e o Sol. Por ele ser maior e ele acaba deformando mais o espaço-tempo, atraindo os planetas, que são atraídos em sua direção. É dessa forma que são formadas as órbitas.

A teoria de Einstein afirma que existem ondas gravitacionais, ou chamados grávitons. Em fevereiro de 2016 foi provado a existência deles.

GRAVIDADE ENTRÓPICA

Há oito anos uma nova teoria foi apresentada pelo físico Erik Verlinde, que ainda está sendo questionada e testada pela comunidade científica. Ele une a gravidade a termodinâmica, criando a gravidade entrópica. E defende que ela não seria uma força fundamental.
A gravidade seria a interação microscópica entre dois corpos no espaço-tempo. Ele compara isso com a termodinâmica, em que é possível saber temperatura, pressão, perspectiva microscópica, moléculas e átomos.
Ao saber como a gravidade é composta, como suas moléculas e partículas são, seria possível aplicar as leis da termodinâmica. Dessa forma os cientistas poderiam deduzir equações e a compreender. A teoria de Verllinde é contrária a existência da Matéria Escura, um dos dilemas da física atual.

Ficou interessado por essa teoria mais recente? Conta para a gente o que você achou!
Acompanhe o nosso blog. Trazemos para você novidades, curiosidades e muitas experiências sobre física!

Deixe seu comentário :

Deixe um comentário