O que é norte magnético e como ele impacta em nosso dia

iw_inundaweb
por iw_inundaweb 05 abr

Você sabe o que é norte magnético ou quais os impactos esse fenômeno pode causar em nosso dia a dia?

Pode não parecer, mas esse tema é muito importante e vem ganhando destaque nos noticiários devido às mudanças que o norte magnético é capaz de causar em diferentes partes do mundo.

Muita gente não sabe, mas ele impacta diretamente o nosso dia a dia, e está forçando os cientistas a reverem os sistemas de medições. Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de conferir o post até o final.

Mas afinal o que é norte magnético?

Esse fenômeno nada mais é do que um ponto variável do planeta Terra para qual todas as linhas magnéticas apontam. Ao mudar de posição constantemente, isso interfere diretamente no que ocorre na crosta terrestre.

Em 2005, por exemplo, o norte magnético se encontrava em algum lugar mais ao norte do Canadá.

Com essas mudanças constantes de posição pode acontecer o fenômeno de inversão geomagnética, isto é, a inversão dos polos magnéticos (Norte Sul). Porém essa inversão costuma acontecer em intervalos de milhares de anos. A última aconteceu cerca de 78 mil anos atrás.

Recentemente, os cientistas perceberam que o norte magnético começou a acelerar a sua rotina movimentação e eles ainda não sabem a explicação.

Com isso, o Modelo Magnético Mundial, que é o sistema que permite que qualquer um se localize adequadamente através do norte magnético, precisou ser atualizado rapidamente.

Como o norte magnético interfere no nosso dia a dia

Uma das principais funções do norte magnético é ajudar na navegação, principalmente na marítima. Apesar de existirem os GPS, em muitos lugares a navegação ainda é feita através do Modelo Magnético Mundial.

Além disso, o norte magnético também é muito importante para proteger o nosso planeta. Em conjunto com o polo sul magnético, ele cria uma espécie de bolha eletromagnética em torno da Terra. É graças a essa bolha que ficamos protegidos das radiações que vem do universo, principalmente do Sol.

E a inversão magnética?

Quando a notícia de que o polo magnético havia mudado de posição, muitas pessoas acabaram entrando em pânico sobre uma possível inversão dos polos. Os jornais e programas de TV já estavam falando em uma mudança drástica repleta de consequências.

Entre as consequências dessa inversão estaria o enfraquecimento da barreira de proteção da Terra, enquanto a inversão ocorre. Com isso a incidência de radiação aumentaria podendo prejudicar toda a vida na Terra.

Além da criação de regiões inabitáveis, isso poderá causar a extinção de várias espécies. Isso sem contar que toda a agricultura que também seria prejudicada.

Contudo, especialistas afirmaram que apesar do norte magnético estar se movimentado mais rápido do que o de costume, não há indícios de uma inversão geomagnética, pois ela ainda levará milhares de anos para acontecer.

Além do mais, com os constantes avanços tecnológicos, está mais “fácil” prever esse tipo de mudança. A própria atualização do Modelo Magnético Mundial é uma prova de que a ciência pode ajudar toda a humanidade a se preparar para grandes mudanças do gênero.

Agora que você já sabe o que é norte magnético, não deixe de acompanhar o assunto pela mídia.

Aproveite a assine nosso newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do blog.

Deixe seu comentário :

Deixe uma resposta