NASA lança nave para “tocar” o Sol

por iw_azeheb 21 set

A Agência Espacial Americana, NASA recentemente fez um enorme feito para a nossa história! Isso porque lançou uma nave com o intuito de “tocar” o Sol!

A nave, chamada de Parker Solar Probe, foi lançada as 4h31 no dia 12 de agosto (domingo), no horário de Brasília 3h31 da manhã do horário local.

Trata-se de uma operação extremamente complexa. Tanto que ela foi adiada 3 vezes antes de ser consolidada finalmente. Seu último cancelamento divulgado foi no dia 11 em decorrência de problemas técnicos.

A expectativa é de que a nave espacial consiga se aproximar da gigantesca estrela com hidrogênio em abundancia e hélio. E que ainda consiga enfrentar temperaturas altíssimas. Isso sem contar os níveis de radiação!

Vale salientar que esse feito é histórico. Uma vez que os cientistas estarão chegando mais perto do que nunca do Sol.

O fato é que todos os dados que poderão ser colhidos com essa operação poderão ser de extrema importância para a humanidade!

NASA lança a Parker Solar Probe – um passo promissor para a ciência!

A nave espacial foi lançada diretamente da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, situada nos Estados Unidos.

A janela de lançamento foi aberta no dia 11 de agosto, sábado, por volta das 3h48 da madrugada na Flórida – horário de Brasília 4h48.

Trata-se uma missão realmente histórica e segundo comunicado da própria NASA essa foi uma missão que consistia em um enorme desafio tanto da engenharia como também da ciência.

Ainda de acordo com a equipe responsável pelo feito. Todas as informações que forem colhidas a partir desse primeiro experimento poderão até mesmo revolucionar os conhecimentos acerca do Sol.

O engenheiro da Parker Solar Probe é Juan Felipe Ruiz, que foi responsável pelo comunicado.

A nave espacial é considerada única em diversos sentidos. Principalmente porque foi projetada para  suportar condições realmente abundantes de radiação e calor.

Sua blindagem é o maior diferencial, sendo que a tecnologia usada somente teve seus resultados obtidos depois de anos e mais anos de pesquisas e testes.

A estimativa é que a Parker Solar Probe consiga chegar até 7 vezes mais perto do Sol do que qualquer outra tentativa feita pela NASA anteriormente.

Ela ainda tem um tamanho semelhante à de um carro. Com seu custo girando em torno dos 1,5 bilhões de dólares, ou seja 5,8 bilhões de reais!

Agora é esperar tudo que a NASA conseguirá conquistar com esse grande feito. E é claro, ver o que o futuro nos reserva!

Deixe seu comentário :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *