Conheça a história das mulheres astronautas?

por iw_azeheb 30 nov

Diante de melhores oportunidades e até mesmo um recrutamento mais democrático, muitas mulheres puderam assumir um papel extremamente relevante na exploração do universo, obtendo seu lugar no hall da fama entre grandes astronautas. 

No ano de 2016 a NASA pôde presenciar um outro marco incrível para a história das mulheres astronautas! 

Isso se deu quando Charlie Backwell-Thompson acabou sendo a primeira indicada para assumir o cargo de diretora de lançamento do famoso Programa de Exploração de Sistemas Terrestres.  

Com isso, ela se tornou nada mais, nada menos do que a primeira mulher a conseguir assumir um importante posto no Firing Room – 1, do Kennedy Space Center. 

Além disso, a NASA realizou a criação do site [email protected], onde são compartilhados diversos vídeos e histórias de várias funcionárias da agência – e isso o tornou uma grande fonte de inspiração para meninas e mulheres que tenham o sonho de seguir uma carreira espacial de sucesso.

Mulheres astronautas – conheça algumas das que marcaram sua trajetória na história! 

Veja abaixo algumas das mulheres astronautas que deixaram sua marca na história entre as exploradoras do espaço e entenda porque elas jamais podem ser esquecidas! Confira: 

Anna Fisher 

Foi uma das seis primeiras astronautas mulheres da NASA. Ela ainda conseguiu o grande feito de: ser a primeira mãe a viajar para o espaço!  

Sua permanência junto da equipe de comando se deu ainda nos primeiros anos da Estação Espacial Internacional, mais precisamente entre os anos de 1996 até 2002. 

Eileen Collins: 

O seu currículo é realmente bastante extenso! Isso porque além de ser uma competente astronauta, ela também assumiu o papel de coronel da Força Aérea dos Estados Unidos. 

Eileen foi uma importante veterana em nada mais, nada menos do que quatro missões especiais, sendo que foi a primeira mulher a assumir a função de piloto e posteriormente se tornar comandante de um ônibus espacial! Incrível, não é mesmo? 

Shannon Lucid: 

Foi uma pioneira em dois setores diferentes, sendo a primeira mulher americana a conseguir habitar a estação orbital russa Mir, e também a pioneira a ter sua condecoração com uma medalha de Honra Espacial do Congresso. 

Katherine Johnson: 

Depois de ter se formado na escola com apenas 14 anos de idade, ao atingir os 18 anos, ela teve o seu primeiro diploma em matemática e também em francês na renomada Universidade West Virginia State.  

Depois, assumiu uma função na Naca, que posteriormente viria a ser chamada de NASA e foi a grande responsável por fazer cálculos para que o astronauta John Gleen orbitasse a Terra!  

Ela ainda foi fundamental para realizar o cálculo de trajetória do voo do famoso e histórico Apolo 11, foguete que foi responsável por fazer o homem pisar na lua pela primeira vez, no ano de 1969. 

Dorothy Vaughan 

Dorothy Vaughan foi simplesmente a primeira supervisora negra de toda a história da NACA (que posteriormente foi chamada de NASA). 

Em um determinado momento de sua carreira, ela começou a sentir que seu setor estava ficando obsoleto, e por isso se dedicou a aprender mais sobre programação – e ainda repassou seus conhecimentos para outras mulheres astronautas! 

Complemente com – POR QUE EXISTEM ANOS BISSEXTOS?

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a história das mulheres astronautas? Então não perca nossas atualizações do blog e fique sempre por dentro das novidades e curiosidades do mundo da física, ciências e muito mais!

Deixe seu comentário :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *