Mão robótica inteligente aprende sozinha

por iw_azeheb 17 nov

Desde a revolução industrial, as máquinas tem tomado em grande proporção o lugar da mão-de-obra humana e como a ciência está sempre em evolução, a expectativa é que isso continue acontecendo cada vez mais. Já imaginou tarefas simples sendo feitas por robôs, como as tarefas domésticas ou serviços mais pesados assim como nos filmes? Isso já é possível.

Pesquisadores desenvolveram uma mão biônica robótica que não precisa de intervenção humana para aprender movimentos e é capaz de aprender a realizar tarefas de maneira mais hábil do que um ser humano.

A pesquisa foi realizada por pesquisadores alemães e funciona através de um programa de controle sem conhecer previamente as características dos objetos, sejam utensílios, pedaços de frutas ou ferramentas.

Mão robótica inteligente

Esse sistema aprende da mesma forma que um bebê: experimentando e explorando novas tentativas por conta própria, sem precisar de intervenção humana para realizar os seus feitos. Uma das funções previstas pela equipe para esse feito são os serviços domésticos ou operários, criando robôs que se adaptem de forma independente ao trabalho.

Planos futuros

A equipe está se empenhando na criação de um robô com duas mãos robóticas inteligentes, além de lhes dar uma aparência humana para combinar com sua mobilidade e forma.

Dessa forma o sistema poderá atuar como um robô assistente, auxiliando em diversas atividades humanas e tornando nossas vidas mais práticas. Por enquanto, a mão robótica aprendeu e realizou tarefas simples e distintas como pegar uma banana e apertar um botão. O sistema aprende a reconhecer tais possibilidades como características e constrói um modelo para interagir e identificar o objeto.

O cérebro robótico que controla essas mãos através de um programa de computador, foi projetado por uma equipe multidisciplinar e ainda que seja tipicamente um programa de inteligência artificial, seu projeto exigiu a colaboração de especialistas em biologia, neurociências, informática e mecatrônica.

Por enquanto essas são as novidades sobre a mão robótica inteligente, continue acompanhando o blog para mais conteúdos como esse 🙂

Deixe seu comentário :

Comentários

  1. Domingos Salgueiro disse:

    Gostava de ver uma cortei a minha mão direita ao meio, agora não consigo mexer os dedos foi cortado os tendoes.

Deixe um comentário