Kepler-186f: entenda mais sobre o exoplaneta descoberto pela NASA

por iw_azeheb 10 fev

Desde há muito tempo uma pergunta que mais aguça a curiosidade humana é saber se “existe ou não vida fora do planeta Terra” ou ainda, “será que o ser humano poderia sobreviver em outro planeta?”. No ano passado, a NASA encontrou o planeta que até o momento é considerado o mais parecido com o nosso, ele foi nomeado Kepler-186f.

Mas qual é a diferença entre a descoberta deste planeta para tantos outros já pesquisados antes? Primeiramente, o Kepler-186f é um exo-planeta, isso significa que ele  é extra-solar e orbita uma estrela diferente do Sol. O que surpreende é que ele é o primeiro exo-planeta descoberto com tamanho, densidade, rotação e distância de seu “sol” semelhantes aos da Terra, além de grandes chances de ter água líquida em sua superfície, o que possibilitaria a existência de vida extraterrestre.

Os pontos negativos em relação à possibilidade de vida no Kepler-186f é que ele recebe de sua estrela apenas um terço da energia que a Terra recebe do Sol. Além disso, nada se sabe ainda sobre a massa, atmosfera e composição do planeta para garantir a capacidade de abrigar vida. Ainda assim, o Kepler-186f é o planeta mais parecido com a Terra e sua descoberta representa um grande avanço para a área e para os estudos de condições de vida humana em outros planetas.

Deixe seu comentário :

Deixe um comentário