Gelo combustível é extraído do fundo do mar

por iw_azeheb 25 ago

Em Maio de 2017 a China anunciou ter extraído do fundo do mar meridional uma boa quantidade de hidrato de metano, conhecido como gelo combustível e considerado o futuro do abastecimento de energia. As autoridades do país comemoraram, já que essa tarefa não é fácil e já tinha sido alvo de muitas tentativas no Japão e nos EUA que não obtiveram sucesso.

Mas afinal, o que é gelo combustível?

Conhecidos como hidratos de metano, o gelo combustível ou gelo inflamável é uma mistura gelada de água e gás. Eles se formam em temperaturas muito baixa, em condições de pressão elevada. São encontrados no fundo do mar ou abaixo da camada de solo congelado dos polos, conhecida como permafrost.

Quando a pressão é reduzida ou se eleva a temperatura, os hidratos se decompõem em água e metano. Um metro cúbico dessa substância libera cerca de 160 metros cúbicos de gás, tratando-se de um combustível de grande potencial energético.

Segundo Praven Linga, professor do departamento de química e bioquímica a Universidade Nacional de Cingapura, eles parecem cristais de gelo, mas quando olhados de perto, é possível ver moléculas de metano dentro das moléculas de água. O gás encapsulado dentro do gelo torna os hidratos inflamáveis, mesmo a baixíssimas temperaturas, por esse motivo seu apelido é ‘’gelo de fogo’’.

Alternativa de fonte de energia

A busca de maneiras de extrair o gelo combustível de forma segura e rentável está ocorrendo em vários países. Isso acontece porque os especialistas acreditam que o gelo combustível tem potencial para se tornar uma fonte de energia fundamental para suprir as necessidades energética no futuro.

O xisto é atualmente utilizado para extração de gás natural e óleo e serve como alternativa energética, estima-se que sejam encontrados dez vezes mais gás no hidrato de metano.

Onde tudo começou

Os hidratos de metano foram descobertos na Rússia nos anos 60, mas apenas a aproximadamente 15 anos começaram as pesquisas para descobrir como extrai-lo dos sedimentos marinhos.

O Japão foi o primeiro a iniciar a exploração, devido às suas necessidades urgentes de encontrar um meio de fonte de energia natural.

 

Por enquanto essas são as novidades sobre o gelo combustível. Continue lendo o blog e acompanhe de perto o mundo da ciência 😊

Deixe seu comentário :

Deixe um comentário