Física no esporte: corrida 200 metros rasos

por iw_azeheb 15 set

Os esportes e as atividades que os envolvem são repletos de fenômenos físicos e podem ser melhor compreendidos e executados quando entendemos como essas leis físicas podem ser aplicadas.

No próximo ano acontecerão os jogos olímpicos e paralímpicos Rio 2016. Pensando nisso, preparamos uma série de posts explicando um pouco dos aspectos físicos dos principais esportes olímpicos. Confira e fique por dentro para as olimpíadas de 2016!

 

A corrida

Considerada um dos exercícios físicos mais antigos, acredita-se que a corrida tenha surgido da necessidade de homens primitivos fugirem de perigos ou perseguirem suas caças.

Atualmente ela está classificada entre uma das modalidades de atletismo, podendo ter diferentes distâncias, obstáculos, revezamentos, entre outros. Cada um com suas regras e, claro, com diferentes leis físicas que podem ser aplicadas. Hoje vamos falar um pouco sobre a corrida de 200 metros rasos e como acontece a aceleração.

 

A corrida de 200 metros rasos

200 metros rasosNa corrida de 200 metros rasos, 8 competidores correm 200m, largando na curva da pista, e ganha quem chegar primeiro. Após a largada, os corredores aumentam as passadas gradativamente até que atinjam o máximo da velocidade. A partir de então, é necessário manter o máximo de velocidade possível, o que conta com amplos movimentos dos braços.

Como a largada acontece em uma curva, o que acontece é que a força centrípeta, que puxa o corpo para o centro da trajetória em um movimento curvilíneo ou circular, age como um elástico, que é alongado na curva e então solto na reta. Por isso, geralmente nos 100 primeiros metros da corrida os competidores apresentam uma velocidade abaixo dos 100 metros finais. Outro ponto interessante neste caso é a posição do corpo do atleta, que não pode se inclinar muito para o lado interno, pois assim perde o sincronismo e consequentemente a velocidade.

O atual recordista da corrida de 200 metros rasos é o jamaicano Usain Bolt, que em 2009, no Campeonato Mundial de Atletismo, em Berlim, na Alemanha, bateu o recorde mundial com 19seg19.

 

O que achou das leis físicas que se aplicam na corrida de 200 metros rasos? Acompanhe nosso blog para saber sobre como a física se aplica em outros esportes.

Deixe seu comentário :

Comentários

  1. lucas de carvalho disse:

    E as regras?

Deixe um comentário