Física no dia a dia: como funcionam os cinemas 3D?

por iw_azeheb 06 jan

Desde sua criação o cinema evoluiu muito, ganhando som, cores e efeitos especiais. Uma das maiores novidades foram os filmes em 3D, que hoje em dia já se tornaram comuns em salas de cinema e até mesmo é possível vê-los em casa, em televisões especiais. Mas como é possível criar este efeito?

 

O que é 3D?

A sigla 3D significa três dimensões. Ou seja, ao invés de terem apenas duas dimensões, a altura e a largura, tornou-se possível a percepção da profundidade, que é a terceira dimensão. É ela que faz com que os cenários, as pessoas e os personagens de desenho animado pareçam mais reais, como se estivessem mais próximos do expectador.

 

Como o efeito do cinema 3D é criado?

Para entender o efeito do cinema 3D é preciso pensar, primeiramente, que os seres humanos possuem visão binocular, ou seja, cada olho vê a imagem de uma forma diferente. São essas duas fontes de visão que fazem com que a gente enxergue normalmente em 3D.

No cinema, essa imagem é formada graças a um fenômeno denominado de estereoscopia, que consiste na projeção da imagem da mesma cena em pontos de observação diferentes. Quando começaram as produções de filmes 3D para o cinema, eram utilizadas imagens anáglifas, que incluem duas camadas de cor numa única tira do filme reproduzida por um projetor, sendo uma das camadas vermelha e a outra azul (ou verde). Por isso, era necessário utilizarmos os óculos 3D com uma lente vermelha e a outra azul (ou verde), eles ajudavam na hora do nosso cérebro interpretar as duas camadas como uma imagem em três dimensões.

Com a modernização dos cinemas 3D, o modo polarizado passou a ser utilizado. Essa técnica é mais fiel ao filme e mantém as cores originais. Para isso, cada imagem é projetada com uma polaridade diferente, às vezes até mesmo com dois projetores simultâneos. Para assistir aos filmes também são necessários óculos com lentes especiais, sendo que cada lente possui filtro de polarização diferente: uma lente filtra as ondas polarizadas na vertical e a outra na horizontal. Como a lente polarizada escurece um pouco as imagens, é necessário que a tela para projeção seja prateada para aumentar o brilho da imagem.

 

Quer estudar e entender um pouco mais sobre física ótica e efeitos 3D? O Magic Hologram – Mirage 3D é ideal para os estudos na área.

Deixe seu comentário :

Comentários

Deixe uma resposta