Física no dia a dia: aparelhos eletrônicos

por iw_azeheb 10 out

Apesar de ser considerada difícil, a física está presente em quase tudo que fazemos no dia a dia. É nesse aspecto que a física experimental nos ajuda a entender algumas coisas que nem imaginamos que possam ter explicações físicas.

Uma prova disso são as diversas atividades que realizamos e aparelhos que utilizamos e que dependem de determinados fenômenos para funcionar. Olha só.

 

azeheb-controle-remotoControle remoto

Controles remotos para controlar televisores, aparelhos de DVD, videogames, entre outros, utilizam a radiação eletromagnética para o seu funcionamento. O equipamento emite radiação na faixa do infravermelho, com comprimento de onda entre 1 milímetro e 1 micrômetro. Ao acionarmos os botões do controle, ele emite pulsos longos e curtos que representam um código binário, que é convertido pelo aparelho receptor. Cada botão corresponde a um determinado código, que é representado por frequências específicas enviadas para o equipamento controlado. Ao receber esses sinais, o aparelho decodifica e realiza as operações desejadas.

 

Micro-ondas

Os fornos de micro-ondas também são comuns em nossas casas. Eles funcionam com radiação eletromagnética de frequência em torno de 2,45 GHz. As moléculas de água contidas no corpo também oscilam nessa faixa de frequência. As moléculas de água contidas no corpo entram em ressonância com a radiação eletromagnética emitida pelo forno e absorvem a energia ocorrendo daí o aquecimento e consequente cozimento do alimento ou corpo no interior do forno. Os aparelhos celulares também operam através das micro-ondas, porém com frequências diferentes e potência muito menor.

 

azeheb-aparelhos-eletronicosInformática

Os computadores, smartphones, tablets e outros dispositivos têm entre seus componentes processos descritos pela física quântica, que estuda os sistemas em escala atômica. Eles são responsáveis pelo processamento das informações e conseguem transformar as centenas de gigabytes que estão armazenadas nos discos rígidos em imagens, sons, cálculos, textos etc.

 

Estes e mais uma infinidade de aparelhos e fenômenos estão envolvidos com a física. Por exemplo, acender uma lâmpada, derrubar algum objeto e até mesmo quando algo está parado – inércia. Que tal colocar todos esses fenômenos em prática em uma aula de física experimental? A gama de produtos da Azeheb possui diversos equipamentos essenciais para laboratórios. Visite o site e confira!

Deixe seu comentário :

Comentários

  1. Mateus Scheuermann disse:

    Ajudou bastante!

  2. Matheus Henrique De Faria disse:

    muito bom

  3. Tio avô disse:

    Como é que é? controle remoto?
    Sou burro por natureza…

Deixe uma resposta