Física no cotidiano: como funciona o Wi-Fi?

por iw_azeheb 17 mar

A internet está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e uma das principais formas de conexão dos aparelhos móveis é o Wi-Fi (ou wireless). Esta é uma rede sem fio onde é possível ter acesso à internet através de ondas de rádio, assim como telefones celulares e televisões, sem ser necessário a conexão com fios condutores.

As ondas de rádio são ondas eletromagnéticas, formadas pela combinação dos campos elétrico e magnético que se propagam no espaço perpendicularmente transportando energia. Para utilizar essas ondas, é necessário que uma estação converta e transmita os dados em sinal elétrico, enquanto outra estação receptora traduz essas informações.

No caso do Wi-Fi, ambos os equipamentos tem a função de emitir e de receber dados. O adaptador recebe as informações e as traduz em sinais de rádio, que são transmitidos com o auxílio de uma antena. Já o roteador tem a função de distribuir os sinais da rede, escolhendo o melhor caminho para o envio de um conjunto de dados, e também recebe o sinal e o decodifica. É ele quem envia as informações para a internet, através de uma conexão com fios. No processo inverso, o roteador recebe as informações da internet, as traduz em sinais de rádio e depois envia para o adaptador.

E então, sabia que o tão usado Wi-Fi funciona assim? Acompanhe nosso blog para descobrir outras curiosidades da física no nosso cotidiano.

Deixe seu comentário :

Deixe uma resposta