Gosta de experimentos de física e química? Então aprenda a fazer líquidos fluorescentes!

por iw_azeheb 07 dez

As disciplinas de química e física despertam muita curiosidade e atenção dos alunos. Mesmo sendo consideradas duas matérias difíceis, é inegável que elas possuem um lado prático muito interessante. É impressionante como experimentos dessas áreas podem parecer mágica para muitos, principalmente para as crianças. Gosta de experimentos de física e química? Então aprenda a fazer o experimento de física e química com líquidos fluorescentes!

De um lado existe a física, com todos os seus fenômenos mecânicos, térmicos, eletromagnéticos e eletrostáticos – que possibilitam experiências incríveis.

De outro a química, com todas as suas reações que proporcionam coisas que parecem até mesmo efeitos especiais.

Se você gosta de experimentos de física e química confira esse artigo e aprenda 3 maneiras de fazer líquidos fluorescentes.

Experimentos de física e química: tinta fluorescente

A maneira mais usual de realizar esse experimento de física e química é usando as tintas fluorescentes.

Elas são facilmente encontradas em lojas de materiais escolares, lojas de artesanatos ou estabelecimentos do gênero.

Qualquer cor se tornará fluorescente, mas aquelas que são naturalmente mais neon se tornam mais chamativas (pink ou verde-limão, por exemplo). Basta dissolvê-las em água e pronto: a base já está pronta.

Você irá reparar que a solução não ficará fluorescente, mas isso se deve a falta do detalhe mais importante: a luz negra.

Esse experimento de física e química só funcionará com esse tipo de luz. Ela emite um comprimento de onda invisível ao olho humano, mas que é perceptível e absorvido pela tinta.

A tinta reflete essa luz absorvida e só aí é possível percebermos o efeito fluorescente da solução.

Líquido fluorescente com caneta marca texto

Existem algumas outras maneiras de fazer esse experimento de física e química com materiais que provavelmente você já possui.

A caneta marca textos tem naturalmente uma cor neon e elas são ótimas para serem usadas na fabricação de líquido fluorescente.

Nesse caso é preciso estar ciente de que a caneta marca texto estragará, pois será retirado o cartucho com toda a tinta.

O experimento é simples: basta abrir a caneta (se ela for totalmente lacrada pode-se usar uma tesoura ou estilete para cortar o plástico) e depois deixar o cartucho imerso em um copo de água.

Depois de um tempo a tinta irá dissolver em todo o líquido e a solução fluorescente já estará pronta. Mas, mais uma vez, é necessária a luz negra para que a fluorescência fique visível ao olho humano.

Luz fluorescente com água tônica

Muito possivelmente você nunca ouviu falar do uso de água tônica para realizar esse experimento de física e química.

Nenhuma mistura precisa ser feita, basta abrir uma latinha de água tônica, colocar o líquido em um copo transparente, ligar a luz negra e voilà!

O mais legal nessa experiência é que você pode beber a água sem problemas, o que não é permitido nos experimentos anteriores.

A água tônica possui essa característica fluorescente porque existe em sua composição o elemento Fósforo. Esse elemento químico é capaz de absorver a luz ultravioleta emitida pela luz negra e refleti-la ao olho humano.

Experimentos de física e química prendem a atenção

Não há maneira melhor de prender a atenção dos alunos do que apostando em experimentos de física e química.

Eles são interessantes e curiosos, despertando na criança a vontade de saber o que está acontecendo ali para que aquela mágica aconteça.

Transformar um líquido em fluorescente é apenas uma das diversas experiências que a química e a física disponibilizam.

Experimentos de física e química são fascinantes e a maioria deles explicam conceitos importantes aos alunos, tornando o aprendizado muito mais divertido.

Deixe seu comentário :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *