Experimento de Física: ovo na garrafa

por iw_azeheb 13 nov

Aprender física depende da curiosidade e do interesse, por isso os experimentos são tão importantes. Para começar, um dos mais clássicos e fáceis: o do ovo na garrafa. Muita gente acha que é truque, mas o experimento é um exemplo prático de como estamos sujeitos à pressão atmosférica.

O experimento

O ovo na garrafa é um experimento muito simples e clássico para estudar a pressão atmosférica. Para fazê-lo é muito simples, você vai precisar de:

  • Uma garrafa de vidro com o gargalo grande
  • Um ovo cozido e sem casca
  • Fósforos

_MG_0022_2 (2)
Depois de cozinhar e tirar a casca do ovo, basta acender alguns fósforos e jogá-los dentro da garrafa. Em seguida basta encaixar o ovo no gargalo da garrafa e esperar que ela puxe-o para dentro.

 

 

Explicação

A garrafa de vidro aberta é um sistema aberto, ao jogar alguns palitos de fósforos abertos parte do oxigênio é consumido na combustão e parte do ar é aquecido, tornando-se menos denso e tende a escapar da garrafa. Ao colocar o ovo cozido e descascado na bora da garrafa, então a passagem do ar que voltaria para a garrafa fica vedada.

Conforme o ar na garrafa fechada esfria, a pressão volta a diminuir e, dessa forma, gera um desequilíbrio em relação à pressão atmosférica, que fica maior. Para voltar ao equilíbrio é necessário que entre ar na garrafa, o que não é possível por causa do ovo que está vedando a passagem do ar.

Quanto mais o ar da garrafa esfria, a pressão vai ficando cada vez mais forte e como o ovo cozido é flexível, chega um ponto em que ele não consegue mais impedir a entrada do ar e então é forçado a entrar na garrafa para, assim, retornar a pressão na garrafa ao equilíbrio com a pressão atmosférica.

Confira um vídeo com o passo-a-passo do experimento:

Ficou interessado e quer tentar fazer esse experimento? Os produtos certos para esse e outros experimentos você encontra na Azeheb.

Deixe seu comentário :

Comentários

  1. Tete disse:

    Muito legal e criativo

  2. Jadson santos disse:

    Gostei muito interessante

  3. Izabella Vieira disse:

    Legal!!!!

  4. jailma ramos silva disse:

    interesante gostei vou fazer esse experimento na feira de ciencia

  5. this disse:

    esse assunto é dilatacao
    volumetrica ?

  6. Taynara Giraldi disse:

    Gostei muito do post,e vai me ajudar muito hoje na minha aula de física kkk❤

  7. matheus disse:

    muito legal!

  8. geovana disse:

    Muito bom era isso que eu estava procurando

  9. Érica disse:

    Essa experiência faz parte da dinâmica?

  10. janete disse:

    muito bom o seu artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *