Experimento de Física: lata mágica

por iw_azeheb 26 dez

Aulas experimentais ajudam a compreender melhor um conceito estudado em sala, deixando o aprendizado mais divertido. O experimento de física que trazemos hoje é muito simples e interessante para os estudos de conservação e transformação da energia.

 

O experimento

O experimento da lata mágica tem como objetivo mostrar a transformação de energia cinética em energia potencial elástica e vice-versa. Vamos entender melhor.

Você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Uma lata de alumínio vazia e com a tampa
  • Uma chave de fenda ou objeto pontiagudo semelhante
  • Uma bateria de 9 volts
  • Um elástico
  • 2 clips
  • Fita adesiva

Para montar o experimento, fure o centro da parte inferior e superior da lata. Depois, cole a bateria no centro do elástico com a fita adesiva e, então, é só prender com os clips as pontas dos elásticos nas duas partes furadas da lata. Dentro da lata, a bateria deve ficar pendurada pela tensão do elástico.

Se tudo estiver pronto, basta colocar a lata em posição horizontal sobre uma superfície plana e empurrá-la para frente.

 

Explicação

O experimento da lata mágica é um ótimo exemplo de transferência de energia, onde a transferência de energia acontece por causa da energia cinética.

O que acontece é que a lata exerce uma força (energia) para rodar e se mover. Mas ao perder a velocidade, essa energia do movimento em energia potencial elástica é armazenada no interior do elástico e, então, liberada na forma de energia cinética, fazendo a lata voltar.

Caso tenha alguma dúvida na hora de montar o experimento, confira o vídeo:

 

Gostou do experimento? Que tal realizar este e muitos outros em aulas de física experimental? Conheça os nossos produtos.

Deixe seu comentário :

Comentários

  1. João Paulo Cândido Avelino disse:

    Foda

  2. João Paulo Cândido Avelino disse:

    Vou tirar 10

  3. Sergio Eduardo Rosales disse:

    Não entendi a necessidade da bateria. Considerando que a borracha não é condutora a bateria só serve mesmo pra fazer o peso. No caso poderia ser usado qualquer outro objeto de formato/massa semelhante ao da bateria

  4. Amanda Feminino Santiago disse:

    Pode ser qualquer peso no lugar da bateria, pode ser parafuso, pedra, pilha velha, qualquer coisa

  5. Eduarda disse:

    Força e energia não são as mesmas coisas como deram a entender na explicação!

Deixe uma resposta