Experimento de física: densidade

por iw_azeheb 21 jul

Já sabemos que a densidade está super presente no nosso cotidiano, assim como a pressão atmosférica. Porém, mesmo sendo tão comuns não muda o fato de serem fenômenos incríveis de se observar. Por isso, separamos um experimento bem simples mas muito interessante.

 

O experimento

Para montar seu experimento você vai precisar de alguns materiais bem simples:

  • Duas taças ou copos que tenham uma boca com o mesmo diâmetro
  • Uma carta de baralho
  • Uma pequena quantia de vinho

Para montá-lo também é muito fácil. Na primeira fase você deverá encher um dos copos ou taças e então colocar a carta por cima da boca do recipiente. Segure a carta tampando o mesmo e vire-o de cabeça pra baixo. Depois, basta soltar a carta e irá perceber que a mesma não cai.

Na segunda fase basta colocar um outro copo ou taça também cheio abaixo do recipiente que já estava virada. Depois, tire a carta entre elas. Você poderá observar que a água não vaza do recipiente que está de ponta cabeças. Finalmente, jogue um pouco de vinho em cima dos recipientes e verá como ele entra pela fresta entre eles e sobe pela água do copo que está virado.

Caso fique com alguma dúvida, confira o vídeo a seguir:


Incrível, não acham?

 

Explicação

A explicação dos efeitos deste experimento talvez sejam mais fáceis do que você imagina. Na primeira parte a carta não cai porque a pressão atmosférica está empurrando a carta para debaixo do copo.

Já na segunda parte dois efeitos podem ser observados: um deles é o fato de a água não escorrer pelas laterais, o que acontece decido à tensão superficial; com o vinho, no entanto, o que acontece é que ele é menos denso, por isso escorre para o interior dos copos e fica acima da água.

 

Gostou? Que tal preparar os materiais e tentar fazer este experimento? Já aproveita para conferir outras curiosidades e experimentos aqui no blog.

Deixe seu comentário :

Deixe uma resposta