O que é equação de Torricelli e para que serve?

iw_inundaweb
por iw_inundaweb 15 mar

Independentemente se você está no ensino médio ou graduação, saber o que é equação Torricelli pode ser fundamental durante aquela prova de física.

A nível de curiosidade, essa equação física pode determinar grandezas do movimento uniformemente variado quando não se sabe o tempo decorrido. E para você, que não entendeu patavinas do que isso significa, confira o post!

O que é equação de Torricelli?

De forma simples, a Equação de Torricelli é uma equação da área de cinemática que permite calcular a velocidade de um corpo sem a necessidade de conhecer o intervalo de tempo em que aconteceu o movimento.

Leia mais: Descubra o que é cinemática

Essa equação é muito utilizada na física nos estudos relacionados a Movimento Uniforme Variado (MUV). Uma vez que esse estudo procura entender o movimento ao longo do tempo se baseando nos conceitos de velocidade e aceleração.

Para que serve a Equação  de Torricelli?

Provavelmente em algum momento da sua vida, acadêmica ou não, você já deve ter passado pela situação de calcular algo faltando informação. Caso você não possua dados como:

* Tempo inicial do movimento;

* Tempo final do movimento.

No entanto, possui as informações de:

* Velocidade inicial;

* Velocidade final;

* Aceleração;

* Distância percorrida.

Com esse tipo de situação, torna-se possível utilizar Equação de  Torricelli. Dessa forma nada mais é do que uma forma de deduzir a resposta a partir do já citado MUV.

Fórmula da Equação de Torricelli

Muito mais do que saber o que é equação de Torricelli é saber calcular! Dessa forma, separamos uma colinha de informações. Veja como calcular a velocidade de um corpo em função do espaço, utiliza-se a equação de Torricelli:

Legenda:

História da equação Torricelli

Desenvolvida na Itália pelo físico teórico Evangelista Torrielli, a equação que leva o sobrenome de seu criador é constantemente aplicada na ciência. Ainda na infância, Torricelli demonstrou talento para exatas. Por este motivo, sob tutela de Benedito Castelli, o jovem físico foi levado à Roma para estudar tanto matemática quanto ciências exatas.

Em 1614, já adulto, Evangelista Torricelli se muda para Florença. Dessa forma, entra em contato com Galileu Galilei, para quem trabalha como assistente. Após a morte de Galilei, Torricelli torna-se o sucessor oficial e novo matemático oficial da região de Florença. Dessa forma, além de seu reconhecimento na área da física, Torricelli também executou trabalhos nas áreas de óptica e cinemática.

Foi vítima da febre tifoide, dessa forma faleceu em 25 de outubro em Florença.

Ainda tem duvidas sobre o assunto? Deixe sua pergunta aqui e um dos nossos especialista irá te ajudar!

Também pode ser do seu interesse: Tudo o que você precisa saber sobre a eletricidade estática

Deixe seu comentário :

Comentários

  1. Gaby disse:

    Agradeço pelas informações, porém a data em que ele se torna “adulto” e se muda para Florença está errada, vc colocou “1914” sendo que ele faleceu em 1647.. Gostaria que corrigisse, obrigada.

Deixe uma resposta