Azeheb lamenta falecimento de Elisa Frota-Pessoa

iw_inundaweb
por iw_inundaweb 17 fev

Elisa Frota-Pessoa conhecida como uma das pioneiras da física no Brasil e pesquisadora emérita do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) no Rio de Janeiro veio a óbito no dia 28 de dezembro de 2018.

Conheça um pouco da história de Elisa Frota-Pessoa

Filha de Elisa Habbema Maia e do advogado Juvenal Moreira Maia, Elisa Frota pessoa casou-se com, seu professor do ginásio, Oswaldo Frota Pessôa antes de entrar para o curso de Filosofia. Casada, durante a faculdade deu a luz aos seus dois filhos, Sonia Frota-Pessôa (hoje física) e Roberto Frota-Pessôa (hoje médico).

Nascida em 17 de janeiro de 1921, Elisa foi uma das primeiras mulheres a se formar no curso de Física no Brasil. Desemprenho e dedicação que foram lembrados na homenagem realizada no XXIV Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos, em 2003, quando Elisa completava seus 82 anos.

Mas ser “somente” a uma das primeiras mulheres a se formar num curso no Brasil não batava para Elisa. Por este motivo, ainda como estudante da graduação na Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi), no Rio de Janeiro, trabalhou como auxiliar de pesquisa de Joaquim da Costa Ribeiro entre os anos 1906 e1960, descobridor do efeito termodielétrico. Ambos fizeram parte do grupo de pesquisadores que fundou o CBPF, em 1949. Contribuindo de forma pioneira para a evolução dos estudos da física experimental de partículas no Brasil.

Mais informações sobre Elisa Frota-Pessôa no site do CBPF: https://portal.cbpf.br/pt-br/ultimas-noticias/falece-pioneira-da-fisica-no-brasil-e-fundadora-do-cbpf-elisa-frota-pessoa 

Deixe seu comentário :

Deixe uma resposta