Conheça mais sobre os maiores dinossauros já encontrados no Brasil

por iw_azeheb 13 out

Infelizmente pouco se é falado sobre as descobertas arqueológicas no Brasil. Sejam elas de grande relevância ou não. Além de não possuirmos muitas exposições de dinossauros no país, porém, saiba que já foram descobertos muitos ossos e fósseis por aqui. Conheça os maiores dinossauros encontrados no Brasil e se surpreenda com as descobertas dos arqueólogos.

As condições para a preservação desses artefatos são características e difíceis de serem atendidas. Por isso, encontrar ossadas em bom estado é um marco para a história da arqueologia.

Os maiores dinossauros já encontrados no Brasil

Por mais surpreendente que possa ser, muitas espécies e fósseis de dinossauros foram encontrados no Brasil, porém, nem todos são de porte grande.

Conheça os maiores já encontrados:

  • Espécie de 9 metros de comprimento encontrada na Ilha do Cajual-Maranhão.Estudos datam que sua ossada tem mais de 110 milhões de anos.
  • Trigonosaurus pricei. Com 9,5 metros de comprimento e 4 metros de altura, a espécie foi encontrada em Uberaba-Minas Gerais. Sua ossada fica no Museu de Ciências da Terra, no Rio de Janeiro.
  • Uberabatitan riberoi. Estima-se que o comprimento variava de 15 a 19 metros, com 4 de altura. Também encontrado em Uberaba.
  • Gondwanatitan faustoi. Encontrado em Álvares Machado-São Paulo, tinha 15 metros de comprimento e 2,5 de altura.

O maior dinossauro encontrado no Brasil

O maior dinossauro encontrado no Brasil é o Austroposeidon magnificus, com 25 metros de comprimento e 6 de altura.

Foi descoberto em Presidente Prudente, no estado de São Paulo, e foi documentado na comunidade científica em 2016.

Porém, seus ossos estavam guardados desde os anos 50, no Museu de Ciências da Terra, localizado no Rio de Janeiro. Sua análise foi adiada por conta da falta de verba disponível.

Era um o maior dinossauro herbívoro encontrado no Brasil e tinha um pescoço muito alongado para conseguir comer as folhas da copa das árvores.

Milhões de anos atrás: Tempo dos dinossauros

Há aproximadamente 250 milhões de anos temos os indícios dos primeiros dinossauros no planeta, no período Triássico.

Quando os seres humanos não existiam, e nem nada semelhante a nossa espécie, e a Terra não possuía essa separação entre os continentes que os dinossauros habitavam aqui.

Esses seres extraordinários estavam espalhados por todo o território e quando as placas tectônicas começaram a se espalhar, formando os conhecidos continentes, alguns se fossilizaram no Brasil.

A edição de 2015 do O Guia Completo dos Dinossauros do Brasil reconhece 23 espécies de dinossauros no país.

Agora que você conhece os maiores dinossauros encontrados no Brasil já pode imaginar como eram enormes os nossos dinos!

Deixe seu comentário :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *