Como se forma um arco-íris?

por iw_azeheb 08 mar

O arco-íris é um fenômeno óptico causado pela refração da luz solar nas gotas de água da chuva, e ele surge devido à separação das cores que formam a luz do sol. O arco-íris pode ser observado sempre que houver gotículas de água suspensas na atmosfera, e a luz do sol estiver refletindo acima do observador em baixa altitude, ou ângulo.

Esse fenômeno pode acontecer durante ou após uma chuva, e ele ocorre devido à dispersão da luz. No arco-íris podemos observar as seguintes cores, de fora para dentro, respectivamente: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta – entretanto, a maioria das pessoas enxerga apenas seis cores.

  • Dispersão e Refração

Dispersão é o fenômeno que causa a separação de uma onda em vários componentes espectrais, e a refração é um fenômeno óptico que ocorre com a luz quando ela muda de meio de propagação como, por exemplo, ar e água.

Como dito anteriormente, o arco-íris é causado pela dispersão da luz do sol que sofre refração pelas gotas de chuva.

A luz solar é uma onda de luz branca composta por várias cores, e quando essa luz incide sobre uma gota de água, os raios luminosos que a penetram são refratados, sofrendo dispersão. A separação das cores, que podemos observar a olho nu, ocorre devido a um novo processo de refração, onde o feixe de luz colorido, dentro da gota, é refletido sobre a superfície interna da mesma.

  • Ilusão de óptica

O arco-íris não existe de fato, ele é apenas uma ilusão de óptica, cuja posição é sempre na direção oposta do sol com relação ao observador. É importante dizer que todas as gotas de chuva refratam e refletem a luz solar da mesma forma, mas somente a luz de algumas delas chega até o olho do observador.

Deixe seu comentário :

Deixe um comentário