Como montar seu laboratório de física experimental
A física experimental pode ser uma ferramenta fundamental para a melhora da qualidade no ensino e aprendizado do nosso país. É também uma maneira fácil e diferente de aprender sobre física.
Para ter um laboratório de física adequado é necessário se preocupar com a estrutura do local e com os equipamentos adequados. Separamos as principais informações para ter um laboratório de qualidade.
O que um laboratório experimental de física precisa ter?
Estrutura física
O ambiente escolhido deve ter um espaço de, no mínimo, 7m x 7m ou aproximadamente 50m². Com um local adequado é possível começar a pensar na estrutura básica. É importante ter um lugar seguro e confortável.
- Iluminação – é ideal o uso de lâmpadas fluorescentes, pois não mudam a temperatura do ambiente e também não cansam os olhos.
- Janelas – é importante que garantam a circulação de ar no laboratório. Não coloque próximo as áreas de trabalho e dos equipamentos, pois o vento pode atrapalhar alguns experimentos. Se preocupe com a luminosidade, o ideal é a instalação de persianas metálicas ou beezers. Elas ajudam a ter maior controle da entrada de luz, que pode ser mudado no uso de retroprojetores e para alguns experimentos de óptica. Cuidado ao instalar cortinas normais, elas não podem ser feitas de material combustível.
- Gás – é possível instalar tubulações em bancadas de concreto, mas tome cuidado com o armazenamento, que deve ser em um local seguro e distante da sala.
- Eletricidade – tenha tomadas de 110V e 220V. Deixe sinalizada a voltagem de cada uma.
Mobiliário
Com a estrutura do espaço pronta, se deve pensar nos móveis e a organização do local. Confira o mobiliário e acessórios essenciais:
- Quadro branco – é importante para o professor explicar a parte teórica dos experimentos e deixar informações sobre as atividades realizadas.
- Extintor de incêndio – não pode faltar! Deve estar visível e com fácil acesso.
- Prateleiras e armários – as prateleiras são importantes para armazenar materiais e experimentos, enquanto os armários devem ter trancas para guardar materiais mais importantes e objetos de pesquisa.
- Bancadas – elas devem acomodar grupos de quatro a seis pessoas. O ideal é que sejam resistentes, podendo ser de concreto com revestimento liso ou madeira fórmica com alguma resistência à água. Devem ser altas para possibilitar trabalhar em pé, mas mantenha banquetas altas, pois as vezes é necessário se sentar para fazer anotações.
- Resíduos – materiais como óleo e reagentes devem ser descartados em locais apropriados. Também é importante que estejam em frascos plásticos com tampas.
Equipamentos
Alguns equipamentos não podem faltar. Eles são necessários e usados em diversos experimentos. Veja quais são eles:
- Balanças – fundamentais para medir a massa das amostras ou corpos dos experimentos.
- Pesos – Importantes para a realização de experimentos de mecânica.
- Réguas, trenas e paquímetros – para medir distância, comprimento ou espessura.
- Cronômetros – servem para medir o tempo de fenômenos.
- Dinamômetros – utilizados para medir a força.
- Hastes, tripés e fixadores metálicos – acessórios importantes para realizar montagens mais elaboradas de experimentos.
- Multímetro – mede tensão e correntes DC e AC, resistência, frequência, indutância, temperatura etc.
- Fonte de Alimentação – indispensáveis para experimentos de eletricidade e eletromagnetismo.
- Cabos de ligação – importantes para realizar as ligações elétricas em circuitos elétricos.
- Termômetros – utilizado para medidas de temperatura podem ser digitais ou analógicos.
- Aquecedores – necessários para aquecimentos de líquidos, principalmente água.
Há outros equipamentos que podem compor o laboratório, alguns são específicos para os experimentos nas áreas de Mecânica, Acústica e Ondas, Termodinâmica, Física Moderna, Ótica, Eletricidade, etc. Entre eles está:
- Trilho de ar linear – serve para o estudo do movimento linear de corpos, como a conservação da energia mecânica e colisões.
- Força Centrípeta – permite entender o movimento de rotação e sua relação com a força centrípeta.
- Banco Ótico Alfa – utilizado para o estudo das leis de refração de luz, difração, entre outros.
- Gerador de Van de Graaff – excelente equipamento para experimentos de eletrostática.
- Dilatômetro Linear – Indispensável para experimentos de dilatação térmica.
BAIXE AGORA NOSSO E-BOOK GRATUITO e encontre tudo o que você precisa para montar seu laboratório, para aulas ou para trabalhos individuais, testes e novas experiências.
Na Azeheb você encontra estes e outros materiais. Temos uma série de produtos para montar um laboratório experimental completo e de qualidade. Peça o orçamento em nossa loja.
boa tarde,
estou querendo recuperar o laboratório da escola onde trabalho, nele existem vários materiais, mas estão quebrados ou faltando peças, vcs consertam ou sabem me indicar quem possa fazer isso?
Olá Roberta, os materiais são da AZEHEB? Entre em contato conosco por email que conversamos!
Gostaria de receber um catálogo de materiais. Hoje necessito de plano inclinado e calorimetros
Olá, peço que entre em contato pelo e-mail [email protected].