Como a impressão em 3D mudará nossas vidas

por iw_azeheb 21 fev

Você já deve ter ouvido falar sobre a impressão em 3D. Essa invenção está revolucionando cada vez mais o conceito de objetos tridimensionais. Hoje, apesar de a maior parte dessas impressoras usarem materiais plásticos para imprimir os modelos, é possível imprimir objetos em mais de 250 materiais diferentes, desde titânio até borracha, vidro, cerâmica, couros e até mesmo chocolate!

Uma impressora 3D funciona através de um modelo tridimensional projetado em um computador, tão simples quanto parece:  você projeta um objeto, manda para a impressora e ela cria o objeto para você. A partir disso não fica difícil de imaginar o tamanho do potencial desse equipamento.

Como a impressão em 3D mudará nossas vidas

Em 2015 um tucano vítima de maus tratos ganhou uma prótese para o seu bico, feito com uma impressora 3D. Foram duas horas até que a impressora imprimisse o novo bico, que tem pouco mais de 4cm e pesa 4g, o trabalho de produção levou cerca de três meses.

Tucanos mutilados costumam receber bicos de outros animais, mas é difícil achar um que seja compatível. Além disso, o bico do animal morto se deteriora mais rápido, por isso o grupo optou pela prótese 3D.

A impressão 3D está revolucionando cada vez mais o conceito de objetos tridimensionais e promete continuar aumentando suas possibilidades.

Impressão em 3D

Impressão de próteses

Assim como o tucano que ganhou uma prótese para o seu bico, já existem próteses feitas para seres humanos impressas em 3D. A equipe médica da Universidade Biomédica de Hasselt, Bélgica, implantou uma mandíbula artificial impressa em titânio em uma paciente de 83 anos. Ela voltou a respirar, falar e mastigar apenas um dia depois do implante. O risco de rejeição é quase nulo já que o titânio tem boa biocompatibilidade.

Impressão de alimentos

A nova geração de impressoras 3D tornará possível a criação de alimentos para uma nutrição altamente personalizada. As impressoras poderão criar alimentos com base em nossas necessidades, contendo a quantidade de proteínas, carboidratos, vitaminas e suplementos que precisamos.

Impressão de roupas e sapatos

Já pensou poder produzir as suas próprias roupas e sapatos em casa? Colocando exatamente o modelo, tamanho e cor que desejar. Sapatos serão feitos sob medida não apenas com base no tamanho de nossos pés, mas também de nossas posturas.

Impressão de órgãos

A fila de pessoas que precisam de transplante de órgãos é enorme no mundo todo. Tudo seria mais fácil se pudemos imprimir órgãos, certo? Na verdade, Anthony Atala, da Universidade Wake Forest, na Carolina do Norte, EUA já provou que isso é possível. Usando células das próprias bexigas de pacientes, as injetou em um molde biodegradável feito em uma impressora 3D e os implantou de volta nas pessoas. Funcionou.

Espera-se que a medida que os estudos avançam essa seja uma oportunidade acessível a todos e as filas para transplante acabem.

Você acredita que a impressão em 3D está pronta para revolucionar o futuro da humanidade? Conta pra gente nos comentários 😊

Deixe seu comentário :

Deixe um comentário