Como ganhar um prêmio Nobel de física?

por iw_azeheb 09 nov

Já se perguntou como é possível ganhar um prêmio Nobel de física? Pois, saiba que isso requer um processo bastante rigoroso para compor a seleção, e somente os melhores podem ter sucesso no final nas contas!

No total, quatro instituições possuem a responsabilidade de promover a escolha dos vencedores, sendo que há uma divisão por categorias.

Entre elas, destaca-se a Academia Real de Ciências da Suécia, que é responsável pelos prêmios de Física, Química e Economia. A Academia Sueca de Letras, indica os vencedores em Literatura; o Instituto Real Médico-Cirúrgico da Karolinska, deve indicar os melhores da medicina; e por último o Parlamento Norueguês, que é responsável pelo Nobel da Paz.

São ainda elaborados comitês julgadores, que também são formados por grandes especialistas, que tem o papel crucial de avaliar todos os projetos que foram enviados e posteriormente indicados ao prêmio.

Vale lembrar que conseguir fazer parte da renomada lista de pesquisadores consagrados não é uma tarefa nem de longe fácil, principalmente porque somente consegue quem recebe o convite oficial, da própria instituição.

E o número de inscrições também é bastante substancial, sendo de 300 inscritos para cada uma das categorias anualmente! Ou seja, ganhar o prêmio Nobel de física exige que o projeto realmente seja de destaque!

Prêmio Nobel de física – sobre o anúncio dos vencedores

Como dito anteriormente, o processo do prêmio Nobel de física envolve uma rigorosa seletiva.

Os vencedores sempre são anunciados no mês de outubro, onde o prêmio deve ser entregue no mês de dezembro. Mais precisamente no dia 10, que é justamente o dia do aniversário do criador do prêmio, Alfred Nobel.

Alfred Nobel conquistou sua fama em detrimento da invenção da dinamite e também por ter deixado uma boa parte de sua fortuna para poder financiar uma fundação que tinha como objetivo premiar pessoas que conseguissem prestar serviços evidentes à humanidade.

A participação é ainda dividida em cinco partes iguais, ou seja, as premissas devem ser amplamente aplicadas na hora de selecionar os melhores projetos.

Uma parte é destinada à pessoa que fizer o feito mais importante ou uma nova descoberta, bem como invenção dentro do ramo da física.

Outra parte, é destinada para os mesmos critérios, só que dentro do âmbito da química, bem como outras partes para a fisiologia e depois medicina – e última parte para trabalhos no campo da literatura.

Quem realiza a entrega do prêmio Nobel de física?

Tanto o prêmio Nobel de física como o de química devem ser entregues pela Swedish Academy of Sciences – para as outras categorias são outros campos responsáveis.

A importância do Prêmio Nobel!

É importante destacar que o Prêmio Nobel é uma das mais prestigiadas premiações de todo o mundo. Sendo que anualmente pessoas que realizaram pesquisas que evidenciavam um enorme valor para o bem da humanidade nas mais variadas áreas.

Isso inclui não somente o campo da Física, mas também da química, medicina, literatura, economia e também a Paz – há escolhas em todas as categorias para serem premiadas!

A primeira cerimônia se deu no ano de 1901, no Conservatório Real de Estocolmo, sendo que nos dias atuais acontece no dia da morte de Alfred Nobel, em Oslo, Noruega! – é no dia 10 de dezembro!

Os premiados são condecorados com uma medalha de ouro, um diploma e uma quantia que pode ultrapassar o montante de um milhão de dólares.

Gostou das nossas informações? Então acompanhe nosso blog e fique por dentro do mundo da física e das ciências!

Deixe seu comentário :

Deixe uma resposta