Como funcionam os satélites

por iw_azeheb 22 jun

Primeiramente, o que é um satélite? Basicamente, um satélite é qualquer corpo que orbite um planeta seguindo uma trajetória circular ou elíptica como, por exemplo, a nossa Lua. Mas o termo “satélite” se tornou uma referência aos objetos construídos pelo homem que orbitam a Terra.

satelite

O primeiro satélite artificial colocado em órbita foi o Sputnik-1, lançado pelos russos em 1957. Ele apenas transmitia sinais de rádio e ficou em órbita somente três meses, mas foi o suficiente para deixar os norte-americanos loucos em uma época em que a Guerra Fria estava em seu ápice, o que deu início à corrida espacial, que levou o homem à Lua em 1969, na missão Apollo 11.

A partir deste pontapé inicial, as pesquisas e a tecnologia espacial evoluíram muito, levando à criação de diversos tipos de satélites, com diversas funções. Os primeiros surgiram com fins militares e então vieram os satélites de localização, meteorológicos, astronômicos e de comunicação que usamos hoje.

Como um satélite entra em órbita?

Satélites são lançados por foguetes ou pegam carona em um ônibus espacial.

Para colocar um satélite em órbita é preciso considerar o local de lançamento. Quanto mais próximo da linha do Equador mais fácil e menos custoso é o lançamento, pois a velocidade de rotação da Terra é maior neste ponto, o que exige menos combustível para atingir a velocidade necessária. Alcançando a altitude de desejada, o satélite é liberado.

Funcionamento

A maioria dos satélites têm características comuns, por exemplo, precisam de energia, para tal possuem painéis solares, também possuem antenas que permitem a recepção e transmissão de dados.

Vamos falar sobre o funcionamento dos satélites mais comuns e que atuam em nossa vida em uma base diária, como os satélites de comunicação:

A maioria se encontra em uma órbita geoestacionária, em que sua rotação acompanha a rotação da Terra, e realiza a recepção e transmissão de dados através de um aparelho chamado transponder. Este aparelho recebe o sinal enviado da Terra, o amplifica, processa e então retransmite de volta. Os sinais são transmitidos em uma determinada frequência, dentro de uma faixa de 500 MHz, na qual o transponder opera.

Deixe seu comentário :

Comentários

  1. ellen torezani disse:

    Caro colega,
    VALEU

  2. Sora disse:

    As informações são ótimas mais não esclarece como ele realmente funciona , ok.

    •Sora

  3. Dérick disse:

    como eles são construídos???

  4. Felipe Martins disse:

    Quando se lança os satélites de carona com os ônibus espaciais os ônibus voltam para a terra, mas o que acontece com os foguetes após o lacamento do satélite no alinhamento da linha do Equador? Eles se dissipam? Viram lixo espacial?

  5. guizin disse:

    quais sao os angulos de um satelite?

  6. Júlia disse:

    Valeu vou tirar 10,0 na prova

Deixe uma resposta