Como funcionam os carros

por iw_azeheb 26 maio

Este item faz parte da vida de todos, você tendo um ou não. A não ser que você viva no interior do interior e a principal forma de locomoção seja à cavalo. Os carros estão por toda parte e mudaram a nossa vida deste o seu surgimento. Mas você sabe como essa máquina funciona?

carro-motor

Aqui vamos falar do funcionamento do motor dos carros. Mais especificamente do motor quatro tempos, ou Motor Otto, que é o qual está presente sob o capô da maior parte dos veículos a álcool, gasolina ou gás que vemos circular pelas cidades.

O motor é responsável por gerar energia a partir da queima do combustível, por isso ele também é chamando de motor de explosão. E essa explosão acontece dentro de um cilindro chamado pistão. Normalmente há quatro no motor e eles funcionam de forma bem simples:

  • Para que haja uma explosão precisamos de três itens: combustível, comburente e calor. Por isso, antes de começar o ciclo dentro do cilindro, o combustível é misturado a oxigênio;
  • Inicia-se, então, o ciclo do motor com a admissão dessa mistura no tambor do cilindro a partir da abertura das válvulas;
  • Na sequência o pistão, que foi empurrado para baixo para que a mistura entrasse, sobe e a comprime;
  • Nesta fase, de combustão, uma peça chamada vela produz uma faísca fazendo o combustível explodir. A força da explosão empurra o pistão para baixo.
  • No escape, as válvulas secundárias se abrem para que os resíduos da combustão sejam expelidos fazendo o pistão voltar à posição inicial e permitindo a entrada de uma nova mistura, reiniciando o ciclo.

Ao explodir o combustível dentro do pistão ele se movimenta girando e fazendo girar o virabrequim, peça que leva a, agora, energia mecânica para o sistema de transmissão, que levará o movimento para os eixos das rodas. E então, finalmente, o carro se movimentará.

Você pode conferir como este sistema funciona no vídeo abaixo:

Mas para tudo isso acontecer é preciso que outras peças realizem suas tarefas corretamente, como a bateria, que transmite energia elétrica para a vela produzir a faísca e o filtro de ar, que permite que um ar limpo chegue à câmara de mistura, assim como o radiador, muito importante dentro de todo o sistema, que resfria o motor com água, impedindo que as peças, super aquecidas com as explosões, derretam.

Deixe seu comentário :

Deixe uma resposta