Como funcionam os carros autônomos?

por azeheblab 14 out

Ainda não existe um carro totalmente autônomo, mas diversas montadoras estão testando essa tecnologia. Ela tem sido aplicada parcialmente nos carros à venda, em sistemas como assistente de estacionamento (que manobra o carro), frenagem automática, entre outras.

Aceleração, freio e direção são controlados por um computador que recebe constantemente dados de sensores que são capazes de detectar objetos a uma distância de mais de dois campos de futebol em todas as direções. Se você notar que algo está dando errado, há um botão para parar o carro, mas os equipamentos são redundantes: há dois sistemas de freio e dois de aceleração. Em caso de falha num deles, o outro entra em ação.

Visão do computador de bordo.

Visão do computador de bordo.

Como segurança é um fator bem importante em um carro que anda sem intervenção humana, o veículo tem a velocidade máxima limitada em 40 km/h. O carro autônomo recebe cerca de 1 GB de dados por segundo! É possível ver a análise de relevo, placas, calçadas, semáforos e a rota a ser seguida.

Ainda é um tabu

Carros autônomos são motivos de medo na imaginação de muitas pessoas, porém, pesquisas chegam a apontar que cerca de 90% das mortes em acidentes de trânsito são causadas por falha humana, seja por distração, influencia do álcool ou imprudência. De acordo com a Organização Mundial de saúde, cerca de 1,2 milhão de pessoas morrem em acidentes de carros, todos os anos.

Diferentemente de nós, humanos, um carro autônomo enxerga em 360 graus, reconhece obstáculos e analisa em tempo real situações que muitas vezes os olhos de um motorista não podem alcançar. Um veículo controlado automaticamente não se cansa, não se distrai, não fica embriagado. Imagine uma estrada com diversos carros que possam se comunicar imediatamente e formar um tráfego mais inteligente, de acordo com rotas em comum e estará vendo o que, em poucos anos, será uma formidável revolução na forma de viajar.

No vídeo a seguir, que tem legendas em português, você entenderá a complexidade da tecnologia envolvida nesta missão de produzir carros capazes de tomar decisões.

 

Como ativar legenda no Youtube.

Quando iniciar o vídeo, ative a legenda no primeiro botão e então escolha Português (Brasil) no segundo botão conforme exemplo acima.

 

Deixe seu comentário :

Deixe um comentário