Como estudar física: 5 dicas práticas

por iw_azeheb 28 dez

A física é o pesadelo de muitos alunos. No entanto, é uma ciência natural fascinante que contribuiu grandemente para nos ajudar a entender o mundo à nossa volta e a desenvolvermo-nos tecnologicamente. Por isso, separamos cinco dicas práticas de como estudar física:

Domine o Básico

A física é baseada em várias teorias centrais das quais tudo se desenvolve. Portanto, é muito provável que os problemas que você terá que resolver no exame sejam baseados nesses conceitos básicos ou em uma variação deles.

Consequentemente, em vez de tentar memorizar problemas complexos, é aconselhável assimilar os conceitos básicos e as teorias que o ajudarão a entender os princípios subjacentes e a conexão entre os diferentes assuntos.

Fortaleça suas habilidades de matemática

Se você estiver estudando Física, verá que ela incorpora muitos cálculos matemáticos e algumas vezes o empecilho para o aluno não é a física em si, mas a deficiência de conteúdos básicos de matemática. Se você acha que esse pode ser seu problema, rever alguns conteúdos pode ser uma boa ideia.

Simplifique

Tente simplificar a situação tanto quanto possível. O problema de Física que você está lendo pode parecer difícil de resolver no início, mas dê outra olhada e comece a analisá-lo e você perceberá que é mais fácil do que você pensou.

É importante manter a calma e tentar trazer o problema para uma situação com a qual você está familiarizado, simplificando-o em sua mente.

Use Desenhos

Uma ótima maneira de conseguir enxergar com mais clareza os problemas de física é através dos desenhos. Representando o enunciado de cada questão fica mais fácil assimilar o que está sendo proposto e qual a situação analisada.

Foque em entender as fórmulas

A física é inegavelmente um assunto rico em leis, fórmulas, regras e equações. Compreensivelmente, muitos alunos estudam para um teste de física com memorização de equações.

Entretanto, é importante perceber que a memorização é uma forma baixa de aprendizado. Ser capaz de recitar as equações de Maxwell ou a Lei da Gravidade de Newton não é a mesma coisa que aprender e verdadeiramente entender o conceito por trás das equações.

Quem quer se tornar um bom aluno de física não deve meramente memorizar equações, mas sim entende-las. Sempre que você for apresentado a uma nova lei ou fórmula, verifique se você pode trabalhar através dos conceitos pelo qual a fórmula é construída.

Depois de entender uma equação neste nível, a memorização vem facilmente. Além disso, se você esquecer uma equação, você terá a base de conhecimento para obtê-la durante o exame.

O verdadeiro domínio de uma equação também proporciona a flexibilidade na resolução de problemas e as habilidades necessárias para lidar com as questões do exame que apresentam variações ou combinações das diferentes leis que você aprendeu.

Não desista

Ainda que pareça difícil no começo, é essencial ter persistência. Provavelmente você precisará ler a mesma página várias vezes até que ela faça sentindo, e isso é natural. Algumas outras dicas gerais são:

* Registre termos e conceitos importantes em um caderno. Anote as perguntas que você tem para poder procurar respostas com seu professor ou tutor.

* Não pule matérias. A física é um assunto cumulativo e cada novo conceito se baseia no que veio antes dele.

* Trabalhe os problemas. Seu livro de física está cheio de questões a serem resolvidas. Então faça o máximo delas que conseguir e evite consultar antes as respostas. Nada melhor para preparar você para um exame do que trabalhar na resolução de muitos problemas.

Com essas cinco dicas práticas de como estudar física, com certeza suas notas irão melhorar e você irá se surpreender com os resultados!

Deixe seu comentário :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *