Como é medida a velocidade do vento?
Em sites e jornais com as previsões do tempo e até mesmo em noticiários sobre tempestades e ciclones, frequentemente vemos informações sobre a velocidade do vento. Mas você já parou pra pensar como é possível medir isto? Nós vamos te contar.
Diferentes métodos
Existem diferentes formas de se medir a velocidade do ventos, dentre os instrumentos mais utilizados estão o catavento tipo Wild, o anemômetro de canecas e o anemógrafo universal.
O catavento tipo Wild é muito parecido com aqueles famosos cataventos com um galo. Ele possui hastes que indicam os pontos cardeais além de uma placa de medição do vento. Já o anemômetro de canecas também funciona mais ou menos como um catavento, no entanto ele possui um tipo de conchas, que fazem com que o eixo gire. Finalmente, o anemógrafo é um pouco mais moderno e registra tanto a direção quanto a velocidade dos ventos.
Anemômetros
Os aparelhos utilizados para medir a velocidade do vento são os anemômetros. Eles são calibrados em túneis de vento, onde por meio das voltas que as conchas causam em sei eixo correspondam a uma velocidade específica. Ou seja, quanto mais voltas o anemômetro der em seu próprio eixo, maior é a velocidade do vento.
Também existem anemômetros que no lugar de conta giros utilizam geradores de energia. Assim, quanto mais giros, mais potência gerada e, consequentemente, maior é a velocidade do vento.
E então, gostou de saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando nosso blog e descubra outras curiosidades.