Como é gerada a energia solar?

por iw_azeheb 27 nov

Continuando nossa série de explicações sobre as principais fontes de energia, no post de hoje vamos falar sobre como é gerada a energia solar. Considerada uma das principais fontes renováveis e não-poluentes, ela é uma importante alternativa para a geração de energia, podendo ser utilizada para gerar calor, iluminação e eletricidade.

Mas e como a luz do Sol é transformada em energia? Isso é o que vamos te explicar, olha só:

Capturar

Uma vez que os raios solares atingem a superfície terrestre, eles passam a serem chamados de radiação infravermelha, que é capturada com a ajuda de células fotovoltaicas, também conhecidas como solares.

Converter

Dentro mesmo destas células fotovoltaicas, semicondutoras feitas de ligas de silício, a energia solar é convertida em energia elétrica.

Aquecimento

A grande maioria dos coletores de energia parece com caixas pretas e planas que ficam nos telhados das construções. Geralmente, dentro destas caixas contêm líquidos que transferem o calor para a água em tanques ou passam em radiadores para esquentar o ar.

Que tal fazer um experimento e poder observar todo esse processo? Conheça o nosso conjunto de transformação da energia solar. Ah, e continue acompanhando nosso blog para descobrir outras curiosidades do mundo da física.

Deixe seu comentário :

Comentários

  1. Exatamente o que eu procurava!! Muito obrigada!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *