Como é gerada a energia hidrelétrica?

por iw_azeheb 12 jan

Rico em rios e volume de água, o Brasil é um país com grande potencial para a energia hidrelétrica, gerada com a força da água em movimento. Por isso, esta é a principal fonte de energia no país, que conta com a vantagem de não ser poluente e amigável com o meio-ambiente.

Mas como funciona o processo de geração dessa energia?

 

Estrutura

Os custos para se construir uma usina hidrelétrica são bastante altos, pois é necessário uma grande estrutura, com barragens, turbinas e diversos equipamentos. Essas barragens são construídas no leito dos rios, que passam a ter seu fluxo contido criando um grande reservatório, e é a partir dele que poderá ser gerada a energia.

Foto: Reprodução / How Stuff Works

Foto: Reprodução / How Stuff Works

 

Gerando energia elétrica

As turbinas são instaladas nas barragens da usina hidrelétrica, porém com um certo desnível. Dessa forma, a água cai com força sobre as turbinas, que então são movimentadas, transformando a energia potencial em energia mecânica. Esta energia mecânica é captada por um gerador de eletricidade e, finalmente, transformada em energia elétrica.

 

Transmissão de energia

A energia elétrica gerada é transmitida por redes de alta tensão. No entanto, ao chegar ao destino, como casas e comércios, ela é transformada em baixa tensão. Enquanto que nas indústrias, a energia é transformada em média tensão.

 

Gostou de descobrir mais sobre a energia hidrelétrica? Confira também como é gerada a energia solar e a energia eólica.

Deixe seu comentário :

Comentários

  1. joel disse:

    Me ajudou muito….

  2. Tania disse:

    Consegui o precisava obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *