Como é gerada a energia eólica?

por iw_azeheb 08 set

Renovável e sem gases poluentes, a energia eólica traz diversas vantagens para a sociedade em geral. Mas você já parou pra pensar como esta energia é gerada? Nós trouxemos algumas informações importantes pra você, olha só:

 

O que é a energia eólica?

Basicamente, a energia eólica é a energia cinética que existe no vento (que são massas de ar em movimento). Para podermos utilizá-la, essa energia cinética do vento é convertida em energia mecânica por moinhos e cataventos, ou então em energia elétrica por turbinas eólicas (também chamadas de aerogeradores).

 

Turbina eólicaE como as turbinas eólicas transformam a energia eólica em energia elétrica?

O funcionamento de uma turbina eólica envolve a aplicação de conhecimentos de diversas áreas, como a meteorologia, aerodinâmica, eletricidade, controle, além de engenharia civil, mecânica e estrutural.

O que acontece é que a energia cinética dos ventos é convergida em energia mecânica através do movimento de rotação das turbinas e, posteriormente, um gerador a transforma em energia elétrica.

Para compreender este processo melhor, conheça os componentes da estrutura de uma turbina eólica:

  • Biruta (sensor de direção): são elas que captam a direção do vento, que deve estar perpendicular à torre para que se tenha um maior aproveitamento.
  • Pás: captam o vento, convertendo sua potência ao centro do rotor.
  • Rotor: é conectado a um eixo que transmite a rotação das pás para o gerador, transformando a energia cinética dos ventos em energia mecânica de rotação.
  • Nacele: compartimento instalado no alto da torre que abriga todo o mecanismo do gerador, composto por: caixa multiplicadora, freios, embreagem, mancais, controle eletrônico e sistema hidráulico.
  • Torre: é o que sustenta o rotor e a nacele na altura apropriada para o funcionamento da turbina, é um item de alto custo inicial para o sistema.
  • Caixa de multiplicação (transmissão): mecanismo que transmite a energia mecânica do eixo do rotor ao eixo do gerador.
  • Gerador: é o componente que converte a energia mecânica do eixo em energia elétrica. Conheça algumas opções.
  • Mecanismos de controle: as turbinas eólicas são projetadas para fornecerem potência nominal de acordo com a velocidade do vento, este elemento adequa a velocidade média nominal que ocorre com mais frequência durante um

determinado período.

  • Anemômetro: mede a intensidade e a velocidade dos ventos, normalmente a cada 10 minutos. Já explicamos como o se mede a velocidade dos ventos e o funcionamento do anemômetro aqui.

 

E então, gostou de descobrir mais sobre a energia eólica? Fique de olho no nosso blog para conferir sobre as outras energias e diversas curiosidades do mundo da física.

Deixe seu comentário :

Comentários

  1. Anabel disse:

    Me ha encantado lo que decis en el artículo y, además, creo que la pagina es muy interesante. Os sigo desde hace tiempo porque me atraen los temas sobre los que hablais. Como reflexión propia, diria que las energias renovables no estan teniendo el impacto que deberian en nuestro pais y es una pena. Hay explotaciones, como las plantas de biogas que apenas existen en españa y creo que serian unas excelentes formas de obtener energia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *