Biocélula usa suor da pele para gerar energia

por iw_azeheb 29 set

Já precisou carregar um aparelho e não achava uma tomada? Já pensou se você pudesse carrega-lo apenas como suor do seu corpo?! Graças a cientistas da Universidade da Califórnia, nos EUA, isso é possível.

Um dispositivo criado a partir de uma biocélula foi projetado para ser usado como um adesivo para ser colocado sobre a pele, sendo capaz de gerar energia usando como combustível o suor humano. Por enquanto o dispositivo é capaz de alimentar apenas alguns equipamentos eletrônicos, como monitores de saúde, rádios bluetooth ou lanternas de LED para sinalização de ciclistas e corredores à noite, equipamentos que são ‘’vestidos’’ por quem os usa.

Como funciona a Biocélula que gera energia através do suor da pele

Adesivo Biocélula

O dispositivo funciona por meio de uma enzima que oxida o ácido lático presente no suor humano para gerar eletricidade. A eletricidade é transportada por nanotubos de carbono dispostos em uma matriz 3D.  Por ser construído com essa enzima especial, a grande ‘’mágica’’ é que o adesivo capta no suor o lactato, um sal derivado do ácido lático e lançado no organismo durante a atividade física e assim é possível gerar energia.

Descoberta inesperada

Inicialmente, a película feita para ser aplicada sobre a pele tinha a função de medir uma substância produzida pelo organismo durante a prática de exercícios físicos. Ou seja, a equipe científica que realizou o estudo não buscava desenvolver uma biobateria, mas sim um aparelho de monitoramento de lactato.

O dispositivo ainda está na fase de testes e ainda restam alguns desafios para que seja prático. Por exemplo, o óxido de prata utilizado é sensível à luz e por isso se degrada com o tempo, assim como o ácido lático no suor, que se dilui ao longo do tempo, o que significa que a biocélula gera uma quantidade decrescente de energia.

A expectativa é que se a tecnologia for aprimorada seja possível recarregar a bateria de dispositivos como relógios e smartphones.

Já pensou em carregar a bateria do seu celular utilizando o seu próprio corpo? Gostou da ideia? Conta pra gente 🙂

Deixe seu comentário :

Deixe um comentário