Aurora Boreal e Austral: como acontece?
As auroras boreal e austral são fenômenos visuais e verdadeiros shows de luzes coloridas que ocorrem nas regiões polares do nosso planeta. Elas podem ser vistas a olho nu durante a noite ou no final da tarde, e ocorrem em função da interação entre partículas carregadas de energia, provenientes dos ventos solares, com o campo magnético do planeta Terra. Esse fenômeno é mais comum nos meses de fevereiro, março, abril, setembro e outubro.
Quando a aurora ocorre em regiões próximas ao pólo norte, chamamos de aurora boreal, e quando acontece no pólo sul, chamamos de aurora austral. As auroras podem aparecer em diversos formatos: pontos luminosos, faixas no sentido horizontal ou circulares, mas sempre alinhados ao campo magnético terrestre. As cores também podem variar – vermelha, laranja, azul, verde e amarela – ou então aparecer em várias cores ao mesmo tempo.
Por ser um fenômeno externo, a aurora não é exclusividade da Terra, e pode ocorrer em outros planetas próximos do Sol, como Vênus e Marte.
Curiosidades
O nome aurora boreal foi dado pelo astrônomo Galileu Galilei, em homenagem à deusa romana do amanhecer, Aurora, e ao deus grego dos ventos norte, Boreas. Na Idade Média as pessoas acreditavam que as auroras eram sinais divinos.
Matéria muito interessante e fala sobre um fenômeno natural muito belo
Muito interessante Pricipalmente a curiosidade sobre galileu Galilei e sobre esse fenômeno ocorrer em outros planetas como Vênus e Marte