Entenda a importância de aulas práticas de física!

iw_inundaweb
por iw_inundaweb 22 mar

Independentemente da série do aluno, quando se fala em física é fácil imaginar uma sala repleta de carinhas desinteressadas. Também é possível olhar para trás e se ver na mesma situação pelos mais diversos motivos, entre eles:

* Falta de habilidade com cálculos;

* Desinteresse pela matéria;

* Falta de didática do professor.

O fato é que a matemática, e consequentemente a física, sofrem grande rejeição no Brasil. De acordo com pesquisa realizada em 25 cidades brasileiras com adultos acima de 25 anos mostra que a matéria é detestada por 43% dos entrevistados, sendo que 63% deles teve dificuldades com a matéria durante a escola.

Agora você deve estar se perguntando: como reverter essa situação?

Essa não é uma resposta fácil, porém separamos algumas dicas que podem ajudar a mudar esse cenário. Confira:

Aulas práticas de física, qual a importância?

Para o aprendizado, tão importante quanto passar o conteúdo teórico é testar na prática os fenômenos da física. Afinal, é dever da escola provocar e orientar seus estudantes em direção ao pensamento crítico e a investigação, isto é, ter fome pelo conhecimento.

Com as constantes evoluções na tecnologia é possível perceber uma drástica mudança no perfil do aluno. Um fator que representa mais um desafio para o professor, que além de transmitir o conhecimento precisa prender a atenção do estudante.

Neste contexto, itens encontrados nos métodos mais teóricos de ensino, já não reproduzem os mesmo efeitos, tais como:

* Livros didáticos;

* Trabalhos teóricos;

* Tarefa para casa.

Dessa forma, é perceptível a importância da aula prática de física. Uma vez que esta possui a função de auxiliar no desenvolvimento de habilidades por meio da curiosidade e prática de conteúdos.

A importância da contextualização é estudada amplamente nos mais diversos setores da educação. Ao aplicar uma aula de física na prática o professor tem o poder de tornar o conteúdo mais inteligível e explorar as situações em que aquele conteúdo faz parte do cotidiano do estudante. Fator que proporciona maior interação e uma educação marcante a turma.

-Leia também: física quântica no dia a dia: como escutar o coração do bebê

Como estruturar uma aula de física na prática?

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que uma aula de física na prática se faz em conjunto com estudos teóricos. Dessa forma, podemos considera que a aula de física na prática nada mais é do que proporcionar experiências.

1. Plano de aula: Ao desenvolver o plano de aula, já pense em como transformar o conteúdo teórico em práticas experimentais. Tenha em mente aula de física na prática vai muito além do que deixar o aluno fazer algo. É preciso que esse “algo” possua um objetivo claro, dessa forma ele aprende tanto quanto aprenderia em uma aula teórica.

2. Deixe os alunos colocarem a mão na massa: Uma das premissas da metodologia ativa é fazer com que os estudantes coloquem a mão na massa com objetivo de fixar o conteúdo e que desenvolvam a habilidade de resolver problemas. Peça para a escola ou até mesmo invista em equipamentos de física, dessa forma é mais fácil para os alunos visualizarem e gostarem da matéria.

Você também pode se interessar por: Aprenda a fazer líquidos fluorescentes!

Deixe seu comentário :

Deixe uma resposta