Calor? Aprenda a fazer ar-condicionado caseiro!
O calor é uma sensação térmica que divide opiniões pelo Brasil a fora. Afinal, assim como tem pessoas que amam altas temperaturas, existem outras que não suportam as ondas de calor. E se você é do time que prefere se manter refrescado, nada melhor do que o bom e velho ar-condicionado, não é mesmo?
Pensando nisso, separamos uma dica incrível de como fazer um ar-condicionado caseiro. Um experimento de física fácil de fazer em casa! Você também pode se interessar por: gelo combustível é extraído do fundo do mar
Materiais para fazer o ar-condicionado caseiro:
* Ventilador de piso ou de mesa;
* Duas garrafas pet;
* Dois pedações de arame ou fios de nylon;
* Cubos de gelo.
Ferramentas para fazer o ar-condicionado caseiro:
* Faca;
* Forminhas de gelo;
* Isqueiro;
Como fazer o ar-condicionado caseiro:
1. Antes de começar a fazer o ventilador caseiro propriamente dito, é preciso verificar o tamanho do ventilador e a qualidade do motor adquirido. Afinal, são essas medidas que ajudam a determinar o tamanho da garrafa pet a ser utilizada;
Ventilador pequeno= garrafa de 510ml
Ventilador grande= garrafas de 2 litros
Importante: Fique atento a essas informações, pois uma garrafa muito grande pode acabar queimando o motor de um ventilador pequeno, por exemplo.
2. Após prestar atenção aos detalhes do desenvolvimento do ar-condicionado caseiro, pegue a garrafa pet e com um objeto perfurante (faca) faça pequenos furos por toda a extensão da garrafa. Uma dica é aquecer a ponta da faca para facilitar a perfuração da garrafa;
3. Depois, corte o fundo da garrafa para executar o abastecimento frequente de gelo. Algo que proporcionará a climatização do ambiente.
4. Agora, como arame faça dois ganchos que servirão para pendurar a garrafa na grade presente na parte de trás do ventilador. Dessa forma, as garrafas ficarão uma de cada lado do motor do ventilador. Se você preferir utilizar o fio de nylos, basta fazer um nó no fio de nylon prendendo a garrafa a grade do ventilador. Independentemente disso, as garrafas precisam ser posicionadas com o bico virado para baixo.
Atenção: Antes de ligar o ventilador é importante verificar se as garrafas estão bem presas ou atrapalhando a mobilidade das hélices.
5. Ligue o ventilador na menor velocidade e verifique novamente se existe algo atrapalhando a mobilidade das hélices. Agora é só abastecer o interior da garrafa pet com gelo.
6. Pronto: você possui um ar-condicionado caseiro!
Entenda a lógica por traz do ar-condicionado caseiro
Tão fácil quanto fazer o ar-condicionado caseiro, é explicar esse experimento de física. Mas vamos começar pelo começo. O ventilador usado para fazer o aparelho possui a função de puxar o ar frio que está na parte de trás e com sua força puxá-lo para frente.
Como as garrafas estão abastecidas com gelo, o aparelho irá puxar o ar gelado (com temperatura menor do que a presente no ambiente) e o impulsionará para frente. É por este motivo que os furos são essenciais para a execução do projeto. Afinal, eles facilitam a saída do ar gelado que será impulsionado para frente climatizando o ambiente.