Alumínio reforça o sinal Wi-Fi?

por iw_azeheb 01 dez

Na década de 90, era comum as pessoas colocarem palha de aço na antena da TV para melhorar a recepção do sinal. Hoje em dia, é certo que você já tenha ouvido falar que é possível aumentar o sinal do Wi-Fi envolvendo as antenas do roteador com papel alumínio. Esse ‘’experimento’’ é facilmente encontrado em vídeos do YouTube de ‘’Faça você mesmo’’. Seria esse mais um dos mitos da ciência? Ou será funciona mesmo?

A resposta é: Sim! É realmente possível aumentar o sinal Wi-Fi com alumínio.

Reforçador de Wi-Fi de alumínio realmente funciona

Para resolver os problemas que atormentam os usuários dos serviços sem fios, a professora Xia Zhou diz terem não apenas reforçado os sinais do roteador, mas também os tornaram mais seguros.

Reforçador de Wi-Fi

O alumínio realmente é capaz de reforçar o sinal do Wi-Fi e isso acontece porque ele é um excelente refletor e condutor. Por isso, uma equipe da Universidade de Colúmbia, nos EUA, criou um refletor de sinais Wi-Fi simples usando uma impressora 3D.

O refletor foi fabricado em uma impressora 3D e depois revestido com papel alumínio, sendo capaz de moldar os feixes Wi-Fi com maior precisão. Assim, ele direciona o sinal para um local desejado.

Como o design atual é limitado a uma forma estática para cada local, a equipe pretende a seguir testar refletores feitos de outros materiais, para que o dispositivo possa ter sua forma adaptada para diferentes ambientes.

Ele foi testado em vários roteadores e de acordo com os pesquisadores, o resultado foi satisfatório em todos. A tecnologia traz como principais vantagens a maior segurança física do sinal, o baixo custo e a facilidade de uso para usuários leigos.

Continue acompanhando o blog para mais informações e novidades do mundo da ciência!

Deixe seu comentário :

Deixe um comentário