A fotografia e a física: experimento câmara escura
No dia 19 de agosto é comemorado o Dia Mundial da Fotografia e, como vocês já devem saber, a fotografia está muito ligada com a física. Os estudos da física ótica, assim como as lentes e seus efeitos estão diretamente ligados com a fotografia e sua evolução ao longo da história. Um dos principais objetos nesta história é a câmara escura, saiba mais sobre ela e aprenda a montar uma em casa:
História da fotografia
Originalmente, a câmara escura era utilizada por artistas para capturar a realidade. Ela era formada por um quarto sem nenhuma luz com um orifício em uma das paredes, o qual permitia projetar na parede oposta uma imagem invertida. No entanto, nesta época ainda não havia a fotografia em si, uma vez que a imagem não poderia ser gravada. Esta descoberta veio posteriormente, assim como o quarto foi substituído por uma caixa e o orifício por lentes simples.
A câmara escura
Para montar sua própria câmara escura, você precisará de alguns materiais simples:
- Uma lata de alumínio (pode ser destas de achocolatado, leite em pó, entre outras)
- Um pedaço de papel vegetal
- Um prego
- Uma vela

Foto: Reprodução / UNESP
A montagem é muito simples. Com o prego, você irá fazer um furo bem pequeno no fundo da lata. Depois, recorte o papel vegetal em um tamanho maior que o diâmetro da lata e então cole-o no lugar da tampa. Até aqui sua câmara escura já está pronta.
Finalmente, acenda a vela e a aproxime do furinho que fez no fundo da lata até que seja possível ver sua imagem refletida no papel vegetal. Lembre-se que o ambiente deve estar o mais escuro possível.
Gostou de entender melhor sobre a história da fotografia e sua relação com a física? Conheça os nossos produtos de ótica e descubra muito mais.